Empresas competem globalmente por mercados, parceiros de negócios e até por colaboradores. Não basta mais ter um produto de qualidade ou uma campanha de marketing benfeita, é preciso pessoas certas nos lugares certos. O capital humano passou a ser o maior ativo de qualquer organização, e muitas pessoas me perguntam qual o principal diferencial que estas pessoas precisam ter.
Bom, pessoas precisam gostar de pessoas, lidar com pessoas e estar prontas para esta nova realidade. Mas como as empresas podem obter as pessoas certas, ter colaboradores proativos, criativos e que gerem resultados?
Claro que gostar do que faz, ser remunerado de maneira justa e trabalhar num ambiente amigável faz diferença, e muita! Mas, além disso, é preciso aquele algo a mais, admiração pela organização, interesse pelas pessoas e consciência de suas responsabilidades. A equação parece complexa, mas é simples: pessoas capacitadas e satisfeitas = melhores resultados.
Estudos revelam que 80% dos trabalhadores se demitem de seus líderes e não das empresas. Percebe-se, então, a importância do líder na gestão de pessoas, redução do turn-over, influência e satisfação dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados organizacionais.
Empreendedores, líderes e liderados se perguntam se o líder deve ser coach ou mentor. Eu acredito que os dois. Sim. Pense: coach, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), é aquele que desenvolve capacidades e habilidades num processo de mudança por meio do desenvolvimento de competências pessoais, emocionais, comportamentais, etc.
Nesse processo, o coach, ou melhor, o líder coach, ajuda seus liderados a se compreenderem melhor, a definir seus objetivos, repensar ou redescobrir seus sonhos, a encontrar seu espaço, a entender e aproveitar seu potencial, habilidades, competências e a superar suas limitações.
Já o mentor, orienta, acompanha, ensina desde competências e habilidades para as funções, melhores práticas e outros detalhes da função, das atividades e da organização, até a situações sobre sua carreira, posicionamento, formação. Muitas vezes, apoia em momentos difíceis e serve como exemplo e inspiração.
A grande diferença entre mentoring e coaching é que no coaching, o coach ajuda seu coachee a se descobrir, indicando reflexões, exercícios e pesquisas internas e externas para auxiliar no seu processo de autoconhecimento e mudança. Já o mentor, ajuda seu mentorado, indicando possíveis caminhos, ensinando “o caminho das pedras”.
Líder, torne-se coach e mentor e transforme as pessoas ao seu redor, ao mesmo tempo em que transforma a si mesmo, sua carreira e a sua vida para melhor.