Olho seco: nova perspectiva no tratamento

O inverno, somado ao uso excessivo de telas, costuma deixar a população mais suscetível a este desconforto. Conheça mais sobre o quadro e veja as novas frentes de tratamento.

Doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. Essa é a principal causa do olho seco, condição comum que afeta até 34% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As causas da doença podem ser diversas, passando por diminuição da função das glândulas lacrimais e perda da água das lágrimas por causa do envelhecimento; de uso de certos medicamentos; evaporação excessiva das lágrimas provocada por ar-condicionado; vento; fumaça; menopausa; cirurgia oftalmológica; uso de lentes de contato; uso excessivo de telas; entre outras.

Além disso, na temporada de inverno, em razão das variações climáticas – com o frio e a baixa umidade relativa do ar –, pode ser agravada a Síndrome do Olho Seco. Devido ao tempo mais seco, a lágrima acaba evaporando mais rapidamente, o que leva a uma lubrificação ineficiente dos olhos.

O desconforto costuma ser grande entre os acometidos. Entre os principais, além da secura ocular, estão vermelhidão; coceira; ardor; sensação de corpo estranho e de “areia”; sensibilidade à luz; cansaço visual; e produção de muco.

O controle dos sintomas costuma ser feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar o incômodo e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.

ARTELAC SPLASH: UMA EVOLUÇÃO NOS CUIDADOS

Os acometidos pela Síndrome do Olho Seco podem contar com um grande aliado. A Bausch+Lomb está lançando no Brasil o Artelac Splash, gotas hidratantes para acalmar e hidratar instantaneamente os olhos secos.

O produto vem com um novo dispositivo no mercado brasileiro, que é muito fácil de aplicar, extremamente seguro e que permite que a solução não necessite de conservantes, característica que costuma ser a preferência entre os médicos.

Artelac Splash: Registro ANVISA no: 80136060386

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock