O segmento farmacêutico poderá crescer entre 8% e 9% neste e no próximo ano, segundo uma análise do mercado e uma pesquisa de expectativas das empresas do setor. Apesar das indefinições políticas e econômicas, as companhias ainda acreditam que o ambiente de negócios em 2018 será melhor do que o do ano passado.
De acordo com uma pesquisa da IQVIA, 50% das empresas pretendem lançar mais de quatro produtos e 47% planejam expandir a força de vendas. Os dados são confirmados por um estudo feito pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sindusfarma), onde 70% dos entrevistados disseram pretender aumentar a força de vendas e investir em treinamento e marketing.
“Este tipo de intercâmbio de informações enriquece uma discussão sobre busca de performance, redução de custos e melhoria operacional dos negócios; isso é hoje o foco da indústria, da distribuição e do varejo e quanto mais se conseguir integrar esses três players frente ao mesmo desafio, todo mundo vai ganhar”, diz o vice-presidente da consultoria Close-Up, Paulo Paiva.
Fonte: Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sindusfarma)
Foto: Shutterstock