Pague Menos apresenta crescimento de vendas com ações direcionadas de CRM

Participação da área nas vendas totais da companhia já chega a 2,7% no ano

Divulgados no início do mês de agosto, os resultados financeiros do segundo trimestre da Pague Menos mostraram que a expansão da base de clientes foi uma das alavancas para o crescimento de vendas da companhia no período.
E por trás dessa expansão está o fortalecimento de uma frente muito importante:
A venda incremental como resultado das ações de CRM.
Com a estratégia de Marketing direcionado e personalizado,  no último trimestre, a base de clientes ativos e identificados da rede foi de 7,5 milhões.

Portanto, um aumento de mais de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Quando comparamos o primeiro semestre desse ano com o mesmo período de 2020, a venda incremental gerada pelo CRM por meio de Marketing personalizado apresentou um aumento considerável de 201% e já representa 2,7% das vendas identificadas na Pague Menos no período. Em valores, esses resultados representam mais de R﹩90 milhões em venda incremental”, explica o Diretor de CRM, Preços e Planejamento Comercial da Pague Menos, Marcelo Miranda.

Pague Menos e as ações de CRM

Parte essencial dessa estratégia é o Programa Fidelidade Sempre, que conta ao todo com mais de 36 milhões de clientes cadastrados atualmente.
Por meio dele, a Pague Menos tem um contato mais próximo e, portanto, individualizado com seu consumidor, direcionando ofertas e descontos customizados para cada perfil com o Desconto Só Meu, por exemplo.
Mensalmente, cerca de 20 milhões de comunicações personalizadas são realizadas com esses clientes, seja com cupons de ofertas em loja, e-mails, SMS ou push enviados a eles.
Essa comunicação  também reforça os serviços do Clinic Farma, além de conteúdos de interesse em temas relacionados ao comportamento de compra de cada consumidor.
Como cuidados com a pele, orientações sobre os principais cuidados com a diabetes, higiene pessoal, entre outros.
É importante destacar que todo esse processo é realizado seguindo a LGPD, com a Pague Menos tem adotado suas diretrizes, quando comparada às companhias do setor.
Todo cliente cadastrado recebe uma comunicação, seja por e-mails ou SMS, que dá acesso ao Regulamento do Programa de Fidelidade e a Política de Privacidade.

E também a comprovação de que o cliente foi comunicado é necessária para que seus dados possam ser utilizados para esse tipo de contato personalizado.

Programa Fidelidade Sempre

Além de ofertas exclusivas e preços diferenciados, aqueles cadastrados no Programa Fidelidade Sempre ainda podem se tornar Clientes Ouro.
Obtendo mais benefícios como frete grátis em compras no e-commerce e gratuidade em serviços selecionados no Clinic Farma, por exemplo.
Com tudo isso, a rede aumentou o índice de retenção de clientes em 3,9 pontos percentuais em relação a 2020, o que mostra a relevância e o processo cada vez mais robusto de CRM.
Outra parcela desse crescimento se dá também com a utilização de estratégias da área de forma integrada com o gerenciamento de categorias.
Adotando comunicações segmentadas por cliente e variedade de produto.
Atualmente, quase dois terços dos consumidores que vão a uma Pague Menos, imprimem seu cupom de ofertas personalizadas do Desconto Só Meu.
Impactando, portanto, o aumento da cesta e venda incremental.

Personalização

“Com a nossa gestão de relacionamento com o cliente evoluindo continuamente, por meio de estratégias mais integradas, processos de personalização cada vez melhores e outras ferramentas inovadoras para maximizar o life time value do cliente, não pensando em uma única transação, conseguimos, além de atrair um público novo, também aumentar o índice de retenção de clientes de alto valor, com perfil de compra recorrente”, explica o Vice-Presidente Comercial e de Supply da Pague Menos, Marcos Colares.
“Estamos confiantes com o caminho que estamos seguindo, e que esses números já extremamente positivos continuem crescendo nos próximos trimestres”.
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