Panvel aposta em IA generativa para melhorar atendimento em loja

Solução tem objetivo de aumentar eficiência e qualidade do atendimento em loja, com informações para orientar os colaboradores no dia a dia

A Panvel desenvolveu internamente um robô baseado em inteligência artificial generativa multimodelos, integrando o ChatGPT, da OpenAI, e o Claude, da Anthropic.

Batizada de Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial (Sofia), a solução é capaz de orientar os colaboradores da companhia sobre diversos assuntos do dia a dia do atendimento nas farmácias.

Com o objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento em loja, a assistente presta desde informações sobre interações medicamentosas até orientações normativas da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).

Para isso, as informações são captadas a partir de conteúdos como as bulas de medicamentos e as normas da Anvisa.

Implementação

O projeto piloto começou em abril deste ano, em cinco farmácias da rede em Porto Alegre. Em pouco tempo, esse número aumentou para 150 e, atualmente, 400 lojas já contam com a ferramenta.

Até o fim deste mês, a expectativa é de que 100% das unidades da Panvel Farmácias estejam utilizando a Sofia para orientação farmacêutica.

O volume de mensagens trocadas com a inteligência artificial também aumenta a cada dia. Num recorte de dois dias do mês de junho, por exemplo, a Sofia recebeu 1,8 mil mensagens. Sendo 800 num dia e mil no seguinte.

Combinação de tecnologias

A adaptação da IA generativa para a construção da Sofia foi feita por equipes das áreas de IA e de ciências de dados da Panvel, que desenvolveram um processo de customização dos modelos de linguagem.

Segundo a empresa, a capacidade de combinação de tecnologias garante atualização e aprimoramento permanentes, além de maximizar a eficiência e a adaptabilidade às necessidades específicas do setor farmacêutico.

“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, afirma Alexandre Arnold, diretor de tecnologia e inovação da Panvel.

Ao longo do tempo, novas capacidades e informações devem ser disponibilizadas a partir do próprio uso da ferramenta pelos atendentes, com a capacidade de ser atualizada de acordo com a demanda que vier das lojas.

A plataforma também permite futuras integrações entre a Sofia e os demais sistemas da empresa. Com isso, a  customização deve aproveitar todas as informações que a Panvel já consegue armazenar e fazer um cruzamento de dados.

Fundada em 1973, a Panvel tem 10 mil funcionários e 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de cerca de mil produtos de marca própria, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos.

Atualmente, a rede conta com aproximadamente 600 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Fonte: Baguete

Foto: Panvel

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