Perguntas e respostas sobre influenza B

O vírus da gripe predominante este ano é o influenza B, relativamente novo. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda a imunização.

O que é influenza B?

O vírus é da família Orthomyxoviridae. No total, são três tipos de vírus influenza: A, B e C, sendo os dois primeiros responsáveis por epidemias sazonais. Já o C causa somente infecções respiratórias brandas.

Qual saber a diferença da influenza B para a gripe comum?

Como os sintomas serem parecidos (febre repentina, tosse, dor de cabela, dores musculares, dores nas articulações e coriza), é necessário ir a um médico ou posto de saúde.

Quem deve tomar a vacina contra a febre amarela?

O público-alvo são crianças de seis meses a quatro anos, idosos, gestantes, mulheres no período de até 45 disa após parto, indígenos, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde, além de professores das redes pública e privada e os trabalhadores do sistema prisional.

Quem não deve tomar a vacina?

Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

Para quem não faz parte do grupo prioritário, vale a pena pagar para tomar a vacina da gripe? Há algum risco?

Deve se vacinar sim. A vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença, segundo o Ministério da Saúde. E não existem riscos.

A vacina contra a gripe pode ser tomada junto com a da febre amarela?

Sim, de acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Como se prevenir?

Com alguns cuidados de higiene, como lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar.

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário