Eu tomei ivermectina, se eu beber cerveja corta o efeito?

As bebidas alcoólicas que contém etanol (álcool) possuem ação psicoativa no organismo com atividade depressora no sistema nervos central. Até o presente momento não há relatos sobre interações medicamentosas com a ivermectina, entretanto deve ser administrada com cautela a pacientes em uso de drogas que deprimem o Sistema Nervoso Central (SNC). Recomendamos que durante o tratamento evite o uso de bebidas alcoólicas.

 

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida

Sobre o colunista

Professor Farmacêutico Clínico do curso de Farmácia da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

47 Comentários

  1. segundo o meu médico e experiência de alguns amigos, não beber álcool 48 horas antes e depois de tomar a ivermectina. a bula adverte que o médico de quem ingere bebidas alcoólicas deve ser consultado.
    meu médico afirma que há risco de alguma toxicidade. infelizmente. estou no meio do processo. bebida, só amanhã à noite.

  2. Álcool não corta o efeito de ivermectina
    O que ocorre é que tabto o remedio quanto o Álcool são metabolizados no figado e isso pode causar sobrecarga para o figado dando enjoos diarreia ou até dependo do estado do seu figado uma ida para o hospital

  3. Certo e ficar sem beber bebidas alcoolicas 48h antes de tomar o remedio invermectina e depois que tomar 48h sem beber bebidas alcoólicas. ( ou seja, 2 dias antes e depois que tomar mais 2 dias sem beber bebidas alcoólicas).
    Na próxima semana faz exames para ver se contem algo caso tiver repita o remedio em 15 dias depois que tomou pela primeira vez.

    Bebidas alcoólicas (interação de gravidade moderada) podem aumentar as concentrações plasmáticas de ivermectina. O mecanismo de interação é desconhecido. Manejo: evitar preferencialmente o consumo concomitante de álcool para evitar efeitos adversos.

Deixe um comentário