Phisalia cresce acima do mercado em ano desafiador

Com posicionamento de “escolha inteligente”, Trá Lá Lá, umas das marcas pertencentes à empresa, oferece o melhor preço por ml nas categorias que atua

De acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a categoria de Higiene Pessoal, em que a Phisalia possui a maior parte do seu portfólio, foi o segmento que apresentou crescimento de mercado de 4,7% em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior.

Indicando, dessa maneira, uma relevância da essencialidade deste setor e uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para combater a Covid-19.

A saber, um exemplo disso, foi o crescimento da categoria de sabonetes, que apresentou alta de 9,7%.

Ainda de acordo com a associação, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou desempenho positivo de 5,8%.

Phisalia no mercado infantil

Em 2021, a empresa investiu na eficiência operacional para reduzir nos custos e, dessa maneira, evitar que fossem repassados para o consumidor.

Além de reduzir parte das margens, uma vez que o repasse de preços foi significativamente menor do que aumento das matérias primas.

Focado, então, nas categorias de hair care, oral care e desodorantes, prioritariamente, para o público infantil, foi, portanto, registrado um crescimento de cerca de 12% em vendas.

“Muito desse sucesso está relacionado ao respeito que a empresa tem com o consumidor e o mercado como um todo. Ao ser a “escolha inteligente” – produtos de qualidade com preços acessíveis -, a empresa conseguiu manter seu posicionamento de ser o melhor preço por ml dentre os principais players do mercado, além de oferecer boas promoções”, comenta, então, o CEO da Phisalia, Eduardo Amiralian.

Referência

“Desde que lançamos há mais de 20 anos a linha Trá Lá Lá no mercado, mantemos o conteúdo com 480 ml de produto no frasco. Percebemos que diminuir a quantidade de produto por embalagem é um movimento que muitas marcas têm adotado, mas nós não. O respeito ao consumidor está no topo das nossas ações” afirma Eduardo.

No ano passado, também foi um ano de boas conquistas em distribuição, com destaque para o canal farma, em que cresceu 17,7% em marketshare (IQVIA Analysis MAT NOV/21).

Em relação a linha vegana com ingredientes naturais, a Physalis, manteve o crescimento, com aumento de 100% de vendas no e-commerce, em seu primeiro ano.

A marca conquista, a simpatia de um público em franco crescimento no Brasil.

Estima-se hoje que 14% dos brasileiros sejam vegetarianos, fatia que equivale a 30 milhões de pessoas e que movimenta, pelo menos R$ 4 bilhões por ano.

No entanto, é voltada a todos os consumidores, principalmente os mais criteriosos, cujas escolhas oferecem os benefícios e uma real experiência no uso.

E que, portanto, colaboraram para um planeta mais saudável e que tragam propósitos e valores reais.

Lançamentos 

Para 2022, o CEO revela que seguirão com lançamentos já no primeiro semestre, e darão andamento a uma enorme transformação que deve ser concluída em até dois anos:

Relançar todos os produtos, mesmo aqueles que são sucesso há décadas, sem ingredientes de origem animal, tendo em seus portfólios somente produtos veganos.

“Os desafios se seguem, mas, dado nossos resultados recentes e a equipe cada vez mais afinada, entramos em 2022 seguros de estarmos aptos a superar obstáculos, gerar oportunidades, crescer e cuidar com carinho de todos que fazem parte de nossa história”, afirma, então, o executivo.

Foram realizados treinamento com as equipes de campo de vendedores e promotores, com objetivo de unir de maneira eficiente o presencial com o virtual.

“Manteremos essa estratégia de agora em diante, pois se provou muito eficiente. Outra frente de ações que nos ajudou a alcançar os resultados anuais foi a maior integração entre as equipes de marketing, vendas e trade, atuando como deve ser, alinhadas e fortalecidas”, reconhece o CEO.

Propósito

Dentro das metas globais anuais da empresa, mantiveram a de sustentabilidade. Foram realizadas ações que aliaram educação e prática nesse quesito.

Já a pauta ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) levou a Phisalia a mostrar, então, mais o que tem feito, e instituir norteadores do que ainda podem melhorar.

Essas iniciativas auxiliam no ponto focal da empresa, que é o consumidor, que está muito mais atento e exigente.

“Em 2021 tivemos o importante momento de revelação do nosso propósito, utilizando técnicas que geraram debate, espaço de escuta e senso de pertencimento. Esse trabalho tem apoiado na materialização do que deve ser a Phisalia daqui para frente, unindo cada vez mais responsabilidade social e ambiental, nosso lema “cuida com carinho” e gestão financeira”, afirma, então, a diretora de Marketing, Trade e Comunicação da Phisalia, Adriana Amiralian.

Inclusão e diversidade

Temas relacionados ao senso de pertencimento, diretamente ligado à inclusão e diversidade, foi um dos mapeamentos internos realizados com os colaboradores, entre eles, se gostariam de ter banheiros unissex.

A atitude foi vista como positiva e bastante democrática por parte das equipes, que definiram, portanto, a mudança por meio de votação.

A partir do resultado, as adaptações foram aplicadas tanto em Osasco (fábrica) quanto em Itapevi (centro logístico e escritório), com diferenças entre si, de acordo com o que foi apontado pelos colaboradores de cada local.

“A Phisalia, como um todo, tem em sua essência estar sempre alinhada a todas as tendências, preferências e necessidades do consumidor. Durante a pandemia da Covid-19, notavelmente, o cuidado com a higiene foi, então, atrelado à preocupação com a manutenção da saúde. O momento também foi propício para a proximidade das famílias e suas relações. Possuímos marcas que se adequam a essas necessidades, permeando por todas as fases da vida das pessoas, nos tornando referência brasileira em produtos de higiene pessoal e cosméticos”, reconhece a executiva.

Novidades da Phisalia para o mercado

A Trá Lá Lá Kids finalizou 2021 com um portfólio de lançamentos que contemplaram, então, os consumidores, tanto em relação à proteção da saúde, quanto a mudanças de hábitos.

A marca trouxe em sua linha a máscara descartável e o álcool em gel, idealizados especialmente para o público infantil.

O retorno às aulas presencial, com hábitos diferentes, se tornou um momento muito importante e marcante na vida de cada estudante.

Agora, a proteção e o cuidado com a higiene se tornaram prioridades e outros protocolos de segurança entraram em vigor.

Pensando nisso, a marca, então, selecionou produtos do seu portfólio que possam colaborar com este momento.

A marca também investiu no lançamento divertido e inclusivo, incentivando, então, os hábitos de higiene no cotidiano dos pequenos.

Com os sabonetes líquidos para mãos e corpo, com a tecnologia da “espuma mágica”, que muda de cor quando a mão fica limpa.

A iniciativa partiu de uma demanda crescente do mercado por produtos que alinham a importância da proteção no contexto da pandemia.

E, ao mesmo tempo, tragam um lado lúdico e de diversão para as crianças, revelando o propósito da marca ‘Com Trá Lá Lá a gente cuida brincando’.

Foi nesse sentido que lançamos a campanha Tralalândia que, visa educar, então, com diversão, e que teve forte impacto nos pontos de venda.

Fonte: Physalis

Foto: feinova.com.br

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