Pílula contraceptiva para homens começa a ser testada no Reino Unido

No total, 16 voluntários estão participando dos testes da em uma clínica em Nottingham, na Inglaterra

Testes de uma nova pílula contraceptiva para homens começaram a ser realizado em uma clínica de Nottingham, na Inglaterra, com 16 voluntários. Os pesquisadores acreditam que o medicamento, chamado de YCT-529, pode impedir a formação de espermatozoides bloqueando o funcionamento de uma proteína chamada receptor alfa do ácido retinóico (RAR-alfa) no corpo, impedindo que ela se ligue a uma forma de vitamina A. Isso, segundo os cientistas, deve impedir a formação de espermatozóides nos testículos – e ser facilmente reversível caso os homens decidam que estão prontos para ter filhos.

Embora o ensaio esteja sendo realizado no Reino Unido, o medicamento em si foi desenvolvido nos últimos 20 anos pela professora Gunda Georg, da Universidade de Minnesota. “A última inovação em contracepção foi a pílula anticoncepcional para mulheres, e isso foi há mais de 60 anos”, disse a cientista em nota. “O mundo está pronto para um contraceptivo masculino e criar um que seja livre de hormônios é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm enfrentado durante décadas com a pílula. Optamos conscientemente por inibir a via de sinalização da vitamina A nos testículos porque quase 100 anos de investigação validaram esta via e mostram que a infertilidade nestes casos pode ser facilmente revertida”.

Estudos demonstraram que o medicamento foi 99% eficaz na prevenção da gravidez em camundongos e na diminuição da contagem de espermatozoides de macacos após duas semanas. Em animais, a pílula foi considerada segura e totalmente reversível após o término do tratamento.

Akash Bakshi, cofundador e CEO da YourChoice Therapeutics, empresa que tem financiado o desenvolvimento da pílula, disse: “Os anticoncepcionais só funcionam se forem usados. A YCT-529 bloqueia uma proteína – não hormônios – para impedir a produção de esperma. Acreditamos que isto será mais atrativo para os homens, a maioria dos quais vê a prevenção da gravidez como uma responsabilidade partilhada. A escassez de opções reforça a visão secular de que a prevenção da gravidez é ‘uma responsabilidade da mulher’. Não é, e estamos empenhados em desenvolver a primeira pílula anticoncepcional sem hormônios para homens que seja eficaz, conveniente e temporária”.

Já a diretora executiva da Iniciativa Contraceptiva Masculina, que também investiu na nova pílula, Heather Vahdat disse em nota: “O primeiro estudo em humanos para uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios é um marco há muito esperado e uma conquista marcante na busca pela autonomia reprodutiva. Embora haja trabalho significativo pela frente, acreditamos que o primeiro estudo em humanos da YCT-529 é um passo significativo em direção a um futuro em que tanto homens como mulheres tenham o poder de decidir e controlar o uso de contraceptivos, a gravidez e a procriação. Um tipo de igualdade na saúde reprodutiva que acreditamos já deveria ocorra a tempos”.

Pílula que pode deixar homem infértil por poucas horas passa em testes

Fonte: Revista Crescer

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário