Pix movimenta mais de R$ 32 bilhões no e-commerce em 2023

Modalidade do pix cresce no e-commerce 45,8%

O ano de 2023 consolidou o Pix como um dos principais meios de pagamento no e-commerce brasileiro, atingindo 26,2% dos pedidos totais e movimentando um recorde de R$ 32,2 bilhões. Esses são dados da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, que se baseou em mais de 2,5 mil e-commerces parceiros. O cartão de crédito permanece como o meio de pagamento principal no e-commerce, representando 55,9% dos pedidos totais em 2023, seguido pelo Pix, com 26,2%; boletos, com 9,7%; e outros meios de pagamento (carteiras digitais, transferências etc.), com 8,2%.

“É notável que o Pix foi o único meio de pagamento que ganhou relevância em 2023, aumentando em 11,4 pontos percentuais, passando de 22,3% em janeiro para 33,8% em dezembro”, diz Jean-François Laloux, especialista de dados da Neotrust.

Movimentação Recorde
Em janeiro de 2023, foram registradas R$ 2,1 bilhões em transações por Pix no e-commerce. Esse valor chegou a R$ 4,3 bilhões em novembro, o mês da Black Friday, e terminou 2023 em R$ 3,1 bilhões. Isso representa um aumento de 45,8% entre o início e o final do ano. O estudo também mostra qual é o meio de pagamento preferido por faixa de valor de pedidos. Quanto mais alto o valor do pedido, mais o consumidor privilegia o cartão de crédito. No entanto, a diferença não é tão expressiva: o Pix é preferido para 30,7% dos pedidos abaixo de R$ 100 e para 20,8% das compras acima de R$ 2.000.
Fonte: GiroNews
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário