Assunto dominou 1/3 das menções espontâneas de consumidores na web e acende alerta para a Black Friday
O Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), desenvolvido pela agência Inroots, fechou o mês de setembro com 80,62% – uma alta de 1,82% comparado ao mês de agosto com avaliação dos preços em evidência pelos consumidores.
No entanto, o destaque da pesquisa foram os comentários dos consumidores com relação aos preços dos produtos, correspondendo a 33,02% das menções.
Contra, então, 25,55% sobre atendimento, assunto predominante entre as menções até então.
A saber, o resultado é inédito desde a criação do índice, em janeiro deste ano, e acende o alerta para o planejamento de vendas da Black Friday.
“Os preços podiam ser melhores por ser um atacadista”, “Preço bem salgado”, “Revejam estes preços”, “Preços exorbitantes. Não vale a pena comprar aqui”, “Péssimo, tudo caro”.
Muitos comentários também evidenciam estabelecimentos com melhores preços:
“Excelente loja com muita variedade e preços honestos”, “Grande variedade e preços abaixo do mercado”, “Preços bem mais em conta”, “Foi ótimo, sempre tem os melhores produtos e os melhores preços da cidade”.
Preços em evidência
“Até o primeiro trimestre do ano, os assuntos mais comentados eram atendimento e experiência de compra online. O resultado do mês passado certamente aponta uma importante mudança na atenção do consumidor, o que reflete inclusive o cenário macroeconômico e a pressão inflacionária no país”, destaca o sócio-diretor da Inroots, Ricardo Pomeranz.
Todavia, o INSV leva em conta menções espontâneas dos consumidores em relação às 300 maiores varejistas do país, que administram 576 bandeiras de negócios.
Projeções para a Black Friday 2021
No dia 4 de novembro, às 16h, Ricardo Pomeranz, acompanhado do consultor especialista e professor de marketing e gestão de varejo, Ricardo Pastore, participará da Mesa Feedback do Omnishopper para Estratégia Omnichannel, que será promovido pela ESPM em formato online.
Os executivos irão abordar o tema Black Friday, uma das datas mais significativas para o varejo brasileiro.
O evento também contará com um amplo debate sobre a experiência de compra relatada pelos consumidores sobre a Black Friday de 2020, projeção para 202.
E também a preocupação com os preços indicada no último INSV.
“Especialmente na edição deste ano, com o avanço no controle da pandemia, somado aos desafios econômicos do mercado, encontramos um cenário novo e desafiador para os varejistas”, finaliza Pomeranz.
Pesquisa aponta importância de preços e impactos do momento para o consumidor das farmácias
Fonte: Inroots
Foto: Shutterstock