Raia Drogasil aumenta em estoque após crise de abastecimento no setor 

O valor em estoque em junho era de R$ 5,5 bilhões, avanço de 19,5% sobre o ano anterior

Como ocorre nos segundo trimestres, quando as farmácias são beneficiadas pelo reajuste anual nos preços dos medicamentos, a Raia Drogasil (RD) sentiu o impacto positivo nos números do período publicados na última sexta-feira (29).

Como isso, então, já era previsto pelo mercado — a receita líquida de abril a junho subiu 22,3%, para R$ 7,18 bilhões — já os destaques do período ficaram com o aumento no nível de estoques e a aceleração do digital.

O comando da empresa disse ontem que a decisão de elevar estoques teve, então, um fator adicional no segundo trimestre relativo, dessa maneira, ao desabastecimento do mercado verificado nos últimos meses.

O valor em estoque em junho na RD era de R$ 5,5 bilhões, avanço de 19,5% sobre o ano anterior.

Atitude

“Tivemos impacto de formar o estoque na pré-alta dos preços de medicamentos [as redes elevam estoque antes do reajuste, pagando preço menor pelo estoque]e também da decisão de se proteger do desabastecimento do mercado que vimos após o começo do ano”, disse o vice-presidente de planejamento corporativo e relações com investidores, Eugênio De Zagottis.

“Estamos usando o balanço para evitar problemas e como temos situação de caixa confortável, dá para fazer isso”, diz ele, ressaltando que a empresa teve “baixíssimo” nível de ruptura no primeiro semestre.

A companhia tinha em saldo de caixa em junho cerca de R$ 818 milhões, mais de três vezes o valor de um ano antes.

De abril a junho, a rede registrou um ciclo de caixa de 65,3 dias, uma redução de 3,5 dias em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os estoques aumentaram em 1,3 dia, contas a pagar reduziram em 6,2 dias e recebíveis aumentaram em 1,4 dia.

Onofre menor, mas vendendo mais

Outro dado que chamou a atenção foi, portanto, a redução no tamanho, em número de lojas, da Onofre, adquirida em 2019 por valor simbólico (R$ 1).

A rede tinha 50 pontos quando foi comprada e hoje tem 28. “Sempre pensamos em reduzir para esse número, fechando unidades que não eram tão boas. O importante é que a receita por loja subiu de R$ 500 mil para R$ 800 mil no intervalo, que era a nossa meta”, afirma o executivo.

A Raia Drogasil registrou lucro atribuído aos controladores de R$ 363,5 milhões no segundo trimestre deste ano, alta de 43,2% em relação ao mesmo período de 2021.

O lucro líquido ajustado ficou em R$ 343,7 milhões, alta de 48,1%.

A receita líquida avançou 22,3% no comparativo anual, para R$ 7,18 bilhões, para um aumento de custo de mercadoria menor, de 19%, com isso o lucro bruto avançou 29%.

O valor do lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) foi de R$ 727,5 milhões entre abril e junho, alta de 46,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A margem ebitda ajustada ficou em 9,5%, ante 8% no segundo trimestre de 2021. Receita subindo mais que despesa ajudou nesses números.

O destaque negativo nas despesas ficou com os gastos gerais e administrativos, que subiram 44%, em função do aumento dos investimentos em estrutura realizado para suportar o negócio digital da empresa.

Digital de R$ 3 bi

Essa questão dos investimentos e despesas no digital é um tema que vem sendo abordado pelo mercado há alguns trimestres, e a companhia tem ressaltado que trata-se, portanto, de um período em que esses gastos devem subir de olho num planejamento de longo prazo.

“Temos antecipado despesas para fazer essa transformação digital. Você traz um crescimento em vendas e ajuda a impulsionar todo o modelo de ‘omnichannel’, trazendo também recorrência e tráfego para a loja. Muito provavelmente se não fossem esses investimentos no digital, esse aplicativo forte, não estaríamos crescendo o que estamos em lojas maduras. Então continuamos a repetir que esse é um projeto de longo prazo com efeito em despesas”, afirmou, então, o presidente da rede, Marcílio Pousada.

A empresa alcançou R$ 764 milhões de receita em canais digitais no trimestre, representando 10,5% das vendas e um crescimento de 46,9% sobre o mesmo período do ano anterior.

Isso equivale a uma venda no trimestre no on-line de R$ 660 milhões.

Anualizada, a receita digital atinge cerca de R$ 3 bilhões.

Num ranking geral do setor, isso colocaria a operação digital da rede, de forma isolada, na sétima posição da lista das maiores cadeias de farmácias do país, diz a empresa.

Pelo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), essa operação alcançaria entre 6ª e 7ª posição em 2021 (sem contar os dados atualizados de vendas dos concorrentes em 2022).

Já a Raia Drogasil encerrou junho com 2.581 lojas em operação.

Zagottis diz que a empresa planeja alcançar 260 lojas neste ano, alcançando esse patamar pela primeira vez, e deve voltar à projeção de 240 inaugurações de 2023 a 2025, ao ano (mesmo número de anos anteriores a 2022).

Ele diz, contudo, que não se trata de uma redução de estimativas, porque a companhia não havia projetado manter o patamar de 260 unidades abertas ao ano.

“Na verdade é um conservadorismo maior nosso, e se vermos que dá para chegar a 260 ao ano novamente, nós revisamos”.

Planos

Para 2023 a 2025, a previsão, é, portanto, de 240 aberturas em cada ano representa uma ampliação de 38% do tamanho da rede.

De abril a junho, foi registrado um consumo de capital de giro de R$ 391 milhões na companhia, e isso levou a um fluxo de caixa operacional positivo de R$ 196,8 milhões.

Além do investimento (Capex) de R$ 254,8 milhões.

A empresa está mantendo o plano de reforma de pontos da Raia, iniciado neste ano, após ter finalizado a reforma do parque de pontos da Drogasil nos últimos anos.

No entanto, diz que isso deve ocorrer ao longo do tempo e dentro do cronograma normal de investimentos.

Lojas

No mercado, varejistas têm revisto planos de abertura de novas lojas de forma mais acelerada por conta, portanto, do aumento nos custos do capital e das obras de lojas desde 2021.

Todavia, o foco maior tem sido nas reformas e troca de bandeiras no setor como um todo.

Fonte: Valor Econômico

Foto: RD

Deixe um comentário