RaiaDrogasil adota gamificação da Objective

Rede implementou o Maturity Card Game para aumentar sua eficiência operacional

A RaiaDrogasil (RD), rede de farmácias formada pela Droga Raia e Drogasil, adotou a solução de gamificação Maturity Card Game da Objective, multinacional brasileira de transformação digital, para melhorar sua eficiência operacional.

O projeto tinha como objetivo elevar a maturidade ágil dos squads de desenvolvimento da RD e contou com o apoio do Kanban Maturity Model (KMM), um guia que conecta valores culturais e práticas de gestão para direcionar os esforços da empresa para um nível mais alto de performance.

Com início em janeiro de 2022, o projeto envolveu 90 times, mais de 500 profissionais e buscou diminuir o lead time, redução do retrabalho, aumento da previsibilidade e priorização, reconhecimento da capacidade e dos recursos, visibilidade do progresso e resultados, e alinhamento com a área de negócios da RaiaDrogasil.

Inicialmente, a rede adotou o Maturity Card Game em formato físico. O jogo é desenvolvido para ajudar as empresas a identificarem seu estágio de maturidade, gerando uma lista de ações priorizadas para evoluir sua maturidade e aumentar a produtividade.

“O uso do KMM trouxe desafios, como convencer as partes interessadas sobre a importância da iniciativa e priorizar as atividades no dia a dia, que foram obstáculos cruciais e que superamos”, diz Vaner Teixeira, gerente executivo de Agilidade da RaiaDrogasil.

Como resultado, a rede de farmácias afirma que a evolução da maturidade ajudou a reduzir seu lead time de 160 dias, em 2022, para 74 dias em 2023.

Também houve o aumento do throughput mensal, passando de 115 features em 2022 para 278 features em 2023, e aumento na participação dos canais digitais na receita total da companhia, pulando de 5% em 2021 para 16% em 2023.

Segundo a empresa, o projeto conquistou o primeiro lugar na premiação de agilidade do evento Agile Trends 2024, na categoria “Transformação”.

Criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil, a RaiaDrogasil se tornou a maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas. No total, são mais de 2,5 mil unidades em 400 cidades brasileiras, além de 11 centros de distribuição.

Apenas no primeiro trimestre de 2023, a empresa registrou lucro líquido de R$ 206,6 milhões, alta de 34,5% em comparação ao mesmo período de 2022.

Já a Objetive foi fundada em 1995 e fornece soluções e experiências digitais, realiza consultorias para aumentar a eficácia de empresas e traça jornadas de dados e rotas de inovação.

A companhia faz parte da holding Objective Group, composta pelas empresas E-TRUST, ELEFLOW e NG Billing. Seu portfólio de clientes inclui SulAmérica, Arezzo&Co, TecBan, QualiCorp, Americanas e CondoConta.

RD-RaiaDrogasil atinge marca de 3.000 farmácias em funcionamento no país

Fonte e Foto: Baguete

Deixe um comentário