Reckitt Health & Nutrition Comercial e Jontex doam 100 mil preservativos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Ação faz parte de Campanha ‘Compre e Doe’ e já está disponível nas principais farmácias do País

A Reckitt Health & Nutrition Comercialdivisão de saúde e nutrição do Grupo Reckitt, por meio de sua marca Jontex, fez uma doação inicial de 100 mil preservativos para a Casa Florescer, instituição que acolhe mulheres trans e travestis em situação de vulnerabilidade social.

A camisinha é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV/aids e a sífilis, e essa ação visa contribuir para a redução da transmissão delas e, logo, para a saúde e bem-estar da sociedade.

Com a campanha ‘Compre e Doe’, Jontex convidará os clientes a colaborarem para a continuidade dessa iniciativa: de 12 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023, comprando qualquer embalagem de Jontex, em uma das mais de 4 mil farmácias participantes das redes Drogarias São Paulo e Pacheco, Farmácias São João, Drogaria Venâncio e Pague Menos, será destinada uma unidade de Jontex Morango para a instituição.

Independentemente do resultado, a quantidade (100 mil) está garantida. Caso a arrecadação seja superior, a marca repassará o volume extra em até 60 dias após o fim da campanha.

Outra ação da companhia é a parceria com a plataforma ‘Quebrando o Tabu’ na produção de conteúdos informativos, que incluem entrevistas na rua e com infectologistas, como o médico Vinícius Borges – o ‘Dr. Maravilha’, especialista em saúde LGBT+ e HIV. Os materiais começaram a ser desenvolvidos em dezembro de 2022 e seguem até fevereiro deste ano.

As iniciativas foram lançadas durante o “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à conscientização e combate ao HIV/aids e outras ISTs, que combina uma série de atividades, de caráter público e privado, para alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. A Reckitt Health & Nutrition Comercial e Jontex estenderam esse trabalho para os primeiros meses de 2023 reafirmando o compromisso de estimular a prevenção durante o ano inteiro.

“Essas parcerias e ações têm total feat com o propósito que temos como companhia e como marca Jontex. Mais do que vender um produto ou ideia, também atuamos para proteger e minimizar os impactos das adversidades nas comunidades, seja por meio do acesso a recursos e/ou à informação, sobretudo quando se trata de elevar pessoas e proporcionar mais qualidade de vida”, destaca o gerente da marca Jontex da Reckitt Health & Nutrition Comercial, Ricardo Monteiro.

ISTs no Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019)¹, cerca de 1 milhão de pessoas (0,6% da população com 18 anos de idade ou mais) contraíram infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Brasil, nos 12 meses anteriores à entrevista. Sobre a aids, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) – uma das ISTs, o Boletim Epidemiológico² mostra que, de 1980 a junho de 2022, foram identificados 1.088.536 casos da doença no país – nos últimos cinco anos, tem contabilizado uma média de 36,4 mil, anualmente. Entre 2013 e 2017, os registros caíram, ao ano, 2,8%. Em 2018 e 2019, a redução foi menor, de 1,2% e 0,8%, respectivamente, segundo a publicação.

 As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual com uma pessoa infectada sem o uso de preservativo.

A Casa Florescer iniciou suas atividades em 7 de março de 2016, no bairro Bom Retiro, em São Paulo (SP), e já abrigou 878 mulheres travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade. Com capacidade para atender 30 pessoas por temporada, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), a instituição tem sua política de trabalho pautada junto à rede intersecretarial (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS), contemplando ações de saúde, culturais ou esportivas, e de educação, com cursos de qualificação visando à inclusão das conviventes no mercado de trabalho.

Para o Alberto Silva, líder da Casa, “o principal desafio que impacta e, ao mesmo tempo, estimula esse trabalho é o de dar voz e visibilidade a essa população tão estigmatizada e sem acesso a direitos básicos, de transformar o não em sim, um sim à vida, com dignidade e oportunidade”, comenta.

Para ele, a parceria com Jontex é de extrema importância pois, “além de levar a mais pessoas o projeto que vem sendo desenvolvido pela instituição, também proporciona ferramenta para o público-alvo atendido no espaço e para aquelas que ainda se encontram à margem da possibilidade de serem vistas e/ou ouvidas e, muitas vezes, em trabalho sexual”, acrescenta Silva.

Fonte: Reckitt Health & Nutrition Comercial

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário