Roche Brasil cresce 14% em 2023

Roche celebra o lançamento de três soluções em saúde no Brasil

Em 2023, a Roche Farma Brasil registrou faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 14% em relação a 2022. O resultado foi impulsionado pelos produtos mais inovadores da empresa, que registraram uma taxa de crescimento de 29%. Desse modo, o Brasil segue representando o 6º maior faturamento entre as afiliadas do Grupo Roche no mundo, sem considerar os Estados Unidos.

Além da performance financeira positiva, a companhia segue comprometida com a ciência. No período, a Roche Farma investiu mais de R$ 540 milhõesem pesquisa clínica no país, um aumento de mais de 20% em relação a 2023, acelerando o acesso à inovação no Brasil.

Com a visão de gerar mais acesso a mais pacientes com o menor custo social possível, em 2023, a farmacêutica celebrou o lançamento de três medicamentos inovadores no país, nas áreas de oftalmologia, doenças raras e oncologia. O destaque é a entrada da Roche no mercado de oftalmologia – área que, nos últimos cinco anos, recebeu cerca de R$ 37 milhões em investimentos em pesquisa clínica no Brasil. O faricimabe recebeu aprovação regulatória da Anvisa para o tratamento de Doença Macular Relacionada a Idade (DMRI) úmida e o Edema Macular Diabético (EMD). No país, essas duas doenças atingem hoje 1,4 milhão de pessoas, segundo dados da Clarivate Decision Resources Group. As doenças devem atingir 1,7 milhão de pessoas nos próximos cinco anos e não contavam com inovações medicamentosas para o seu tratamento há mais de 10 anos.

Reafirmando o compromisso da Roche com as doenças raras e a neuroimunologia, lançamos o satralizumabe, única solução medicamentosa subcutânea com aprovação regulatória para o tratamento de pacientes com neuromilete óptica (NMO) a partir de 12 anos.

Em oncologia, Roche lançou o polatuzumabe vedotina, uma terapia, combinada com R-HCP, que representa o primeiro avanço em 20 anos no tratamento de pacientes com Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) não tratados previamente – tipo mais comum de linfoma não hodgkin.

No mercado público, Roche celebrou uma grande conquista referente à ampliação de acesso a emicizumabe, uma terapia voltada ao tratamento da hemofilia A, agora para todos os pacientes com hemofilia moderada ou grave e anticorpos inibidores do Fator VIII, sem restrição de faixa etária – e não mais somente para pacientes que falharam em imunoterapia.

“Os resultados sólidos que obtivemos em 2023 são reflexo de nosso contínuo investimento em inovação e do compromisso de toda equipe em gerar mais acesso à saúde, a cada vez mais brasileiros, com o menor custo social”, declara Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil. “Projetamos um ano igualmente positivo para 2024, no qual manteremos o crescimento na casa de dois dígitos “, completa a executiva, que assumiu a liderança da empresa em abril de 2023.

Projeções para 2024: Roche Farma Brasil

O crescimento da companhia segue sustentado por suas moléculas inovadoras. Roche deve consolidar os lançamentos recentes no mercado, ao mesmo tempo em que buscará ampliar e acelerar o acesso a terapias com potencial de transformar a vida dos pacientes, em áreas terapêuticas como câncer de mama, câncer de pulmão, doenças raras e oftalmologia.

Roche Diagnóstica

A Roche Brasil também apresentou resultados positivos em sua divisão Diagnóstica, em 2023. Com um faturamento líquido de R$ 884.159.829,46, a Roche Diagnóstica registrou uma redução de -1,8% em relação às vendas totais de 2022. Entretanto, ao desconsiderar os negócios relacionados à Covid, que apresentaram uma forte redução em 2023, houve um crescimento de 4,6% no seu core business em relação ao último ano, impulsionado, principalmente, pelo projeto com o Ministério da Saúde e pelo aumento nas rotinas de Megalabs e Integradores de Saúde.

Ao longo do ano, a Roche Diagnóstica Brasil firmou parceria com o Ministério da Saúde para atender o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, fornecendo testes moleculares voltados ao diagnóstico do HIV, hepatites virais, entre outras, para diversos laboratórios públicos do País. Esse projeto está impactando a saúde dos pacientes, que têm acesso, no SUS, ao que há de mais moderno e seguro no mundo em termos de diagnóstico por Biologia Molecular.

Além disso, trouxe ao mercado brasileiro a Patologia Digital, com escaneamento de amostras de tecido, simplificação de processos e algoritmos que trazem insights de inteligência artificial para apoiar a análise do diagnóstico oncológico. Lançou ainda a solução tecnológica navify® cervical cancer screening, um software que gerencia programas de rastreamento de câncer de colo do útero em cidades de todos os tamanhos do Brasil, e apoia a estruturação do fluxo de trabalho clínico, ajudando na triagem e otimização da tomada de decisão.

“Nossas iniciativas fazem parte da estratégia da companhia de colaborar efetivamente para a ampliação do acesso ao diagnóstico de qualidade no País. As soluções digitais e integradas inovadoras de diagnóstico são capazes de facilitar a tomada de decisões clínicas, entregar resultados mais rápidos e seguros para os pacientes, contribuir para maior eficiência e produtividade aos laboratórios, além de fomentar a sustentabilidade dos sistemas de saúde”, afirma Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

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Fonte e Foto: Roche

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