Tabaco e álcool são principais causas de câncer no mundo, diz estudo

Projeto financiado pela Fundação Bill Gates reúne milhares de pesquisadores em todo o mundo

Cerca de metade dos cânceres do mundo se devem a um fator de risco determinado, e o tabaco e o álcool estão no topo da lista, de acordo com um grande estudo divulgado na último dia 18.

As medidas de prevenção são essenciais, mas não são a panaceia, advertem os autores. “Segundo nossa análise, 44,41% das mortes por câncer no mundo podem ser atribuídas a um fator de risco determinado”, considera o estudo, publicado na revista Lancet como parte do projeto mundial Global Burden of Disease.

Milhares de pesquisadores em todo o mundo estão envolvidos nesse amplo projeto, financiado pela Fundação Bill Gates e de dimensão sem precedentes. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os fatores de risco de câncer por região.

As primeiras conclusões confirmam que o tabaco é o principal fator que favorece o câncer (33,9%), seguido do álcool (7,4%), em todo o planeta.

No entanto, aproximadamente metade dos cânceres não é atribuível a um determinado fator de risco, o que mostra que a prevenção não é suficiente.

O diagnóstico precoce e um tratamento eficaz devem ser os outros dois pilares de uma política de saúde inteligente.

Dois epidemiologistas que não têm relação com o estudo, Diana Sarfati e Jason Gurney, concordam, na mesma edição da revista, com as conclusões da análise, embora alertem que os dados colhidos apresentam deficiências em alguns países.

Fonte: Folha de S.Paulo

Foto: Shuttesrstock

3 Comentários

  1. Maria Cristina de Souza Carneiro em

    Sou Assistente Social e trabalho na Atenção Primária da Saúde de um município pequeno da Zona da Mata em Minas Gerais.
    Após um mapeamento do território, percebe-se um grande número de pessoas usuárias de Álcool e outras drogas, dentre elas o Tabaco.
    Achei interessante esta pesquisa porque atende bem o que tá BB alho.

  2. Luiz Carlos Pauli em

    A redação do Guia da Farmácia ainda não percebeu que o câncer é genético? porventura não perceberam que lá nos anos 1950 colocaram fator de risco para o câncer, apenas para fazer militância mundo afora contra o fumo,alcool,alimentos,defensivos, amianto etc? só colocar no google, Fumantes são justamente os que menos tem câncer de pulmão e, câncer de pulmão aumentaa níveis galopantes em não fumantes e, também bastava a redação acessar o banco de mortandade, o DATASUS, está lá bem claro, morrem apenas média de 925 fumantes por anos no Brasil com doenças do cigarro, o resto morre tudo de velho. Vamos melhorar a coomprensão meus amigos.

    • Rafael van Hattem em

      Pesquisei no Google e descobri que cigarro e bebida são as maiores causas de câncer nos humanos. Também descobri que Luiz Carlos Pauli é um plantador de fumo do interior do Rio Grande do Sul, que não trabalha e passa o dia inteiro mentindo pras pessoas na internet, estimulando elas a fumar.

Deixe um comentário