Tadalafil / Tadalafila: O que é ? Para o que serve ? Como tomar ?

O medicamento tem efeito cerca de 30 minutos após a ingestão e pode permanecer no organismo por até 36 horas

O tadalafil ou tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento da disfunção erétil que pode ser utilizado no máximo uma vez ao dia com indicação médica.

O medicamento tem efeito cerca de 30 minutos após a ingestão e pode permanecer no organismo por até 36 horas.

Confira as contraindicações, como tomar, efeitos adversos e muito mais!

O que é o tadalafil?

O Tadalafil ou Tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento da disfunção erétil. Seu uso é oral, a partir dos 18 anos e é vendido sob prescrição médica.

Para o que serve?

De acordo com a bula, o tadalafila é um medicamento para o tratamento da dificuldade de obtenção e/ou manutenção da ereção do pênis (disfunção erétil).

Quando um homem é sexualmente estimulado, a resposta física normal do seu corpo é o aumento do fluxo sanguíneo no pênis. Isso resulta em uma ereção.

A tadalafila ajuda a aumentar o fluxo de sangue no pênis e pode auxiliar homens com disfunção erétil a obterem e manterem uma ereção satisfatória para a atividade sexual. Desse modo, uma vez completa a atividade sexual, o fluxo sanguíneo do pênis diminui e a ereção termina.

Contudo, para tadalafila funcionar, é necessária uma excitação sexual.

Isso porque o homem não terá uma ereção apenas por tomar um comprimido de tadalafila, sem a estimulação sexual. A tadalafila age, em média, a partir de 30 minutos, podendo ter ação por até 36 horas.

Contraindicações

A tadalafila não é indicada para homens que não apresentam disfunção erétil.

Além disso, o medicamento não deve ser usado por pacientes alérgicos à tadalafila ou a qualquer um dos componentes do comprimido.

De acordo com a bula, a tadalafila não deve ser administrada a pacientes que estejam utilizando medicamentos contendo nitratos, tais como: propatilnitrato (Sustrate®), isossorbida (Monocordil®, Cincordil®, Isordil®), nitroglicerina (Nitradisc®, Nitroderm TTS®, Nitronal®, Tridil®) e dinitrato de isossorbitol (Isocord®).

O medicamento também  deve ser administrado com cuidado àqueles pacientes que apresentem um dos seguintes problemas de saúde: problemas cardíacos, tais como angina (dor no peito), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares ou que tenham tido ataque cardíaco; pressão baixa ou pressão alta não controlada; derrame, problemas de fígado, problemas com os rins ou que necessitem de diálise, úlceras no estômago, problemas de sangramento, deformação do pênis ou doença de Peyronie; condições que predispõem ao priapismo (ereção com mais de quatro horas), tais como anemia falciforme, bem como mieloma múltiplo ou leucemia.

Contudo, não há recomendações e advertências especiais quanto ao uso de tadalafila por idosos.

O Tadalafil ou Tadalafilia também não é indicado para uso em mulheres.

Todavia, seu uso deve ser prescrito por um médico, pois somente ele poderá identificar a causa da disfunção erétil, assim como o melhor tratamento e a dosagem do medicamento.

tadalafil-como-usar

Efeitos colaterais

Nos estudos clínicos, foram relatadas as seguintes reações adversas com o uso de tadalafila:

  • Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): cefaleia (dor de cabeça). Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor nas costas, tontura, dispepsia (indisposição gástrica), rubor facial (vermelhidão no rosto), mialgia (dor muscular) e congestão nasal (nariz entupido).
  • Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): hiperemia conjuntival (vermelhidão nos olhos), sensações descritas como dor nos olhos, inchaço das pálpebras e dispneia (falta de ar). No acompanhamento pós-comercialização de tadalafila, os seguintes eventos adversos foram relatados:
  • Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Corpo como um todo: reações de hipersensibilidade, incluindo erupção cutânea, urticária (erupção da pele com coceira), inchaço facial, síndrome de Stevens-Johnson (vermelhidão inflamatória grave da pele de formato bolhoso) e dermatite esfoliativa (vermelhidão inflamatória da pele com descamação generalizada).
  • Além de eventos cardiovasculares, hipotensão, gastrointestinais, entre outros.

Por isso, sempre consulte um médico, nunca se automedique e o informe sobre o profissional de saúde sobre o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Como usar o Tadalafil?

A administração do medicamento deve ser feita somente por via oral e ingerido inteiro, assim, podendo ser tomado independente das refeições.

A dosagem, a frequência do uso e a duração do tratamento devem ser indicadas por um médico.

Contudo, de acordo com a bula a indicação é que a dose máxima recomendada de tadalafila é 20 mg, tomada antes da relação sexual. A frequência máxima de dose recomendada é uma vez ao dia.

Posso tomar o tadalafil todos os dias?

De acordo com a bula do medicamento, seu uso deve ser feito ao máximo uma vez ao dia.

Contudo, siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento.

Além disso, não é indicado interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Tadalafil é seguro?

O medicamento é seguro quando prescrito por um médico.

Isso porque a automedicação nunca é indicada e pode causar sérios problemas de saúde.

Quanto tempo o tadalafil dura no organismo?

De acordo com a bula do medicamento, a tadalafila age, em média, a partir de 30 minutos, podendo ter ação por até 36 horas.

Posso beber tomando o tadalafil?

A bula adverte que a Tadafila não afetou as concentrações alcoólicas e o álcool não afetou as concentrações plasmáticas do medicamento.

Em altas doses de álcool (0,7 g/Kg), a adição de tadalafila não induziu diminuição estatisticamente significativa na pressão sanguínea média. Além disso, em alguns indivíduos, foram observadas tontura postural e hipotensão ortostática (queda da pressão arterial ao levantar-se). Quando a tadalafila foi administrada com baixas doses de álcool (0,6 g/Kg), hipotensão não foi observada e tonturas ocorreram com frequência similar ao álcool administrado isoladamente.

tadalafil-o-que-é

Conclusão

O Tadalafil ou Tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento da disfunção erétil. Seu uso é oral, a partir dos 18 anos e é vendido sob prescrição médica.

Quando ingerido sem orientação e da maneira incorreta, pode causar diversos efeitos adversos e causar prejuízos à saúde.

Desse modo, é indicado nunca se automedicar e procurar um médico para saber a causa da disfunção erétil, assim como o melhor tratamento.

 

Fonte

Bula do medicamento Tadalafila, do laboratório Aché.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário