5 principais doenças do coração

Médicos cardiologistas tiram as principais dúvidas sobre as doenças cardiovasculares e a importância de ficar atento quando sentir algo diferente no coração

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, chegando a 17,5 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira as 5 principais doenças do coração, de acordo com o cardiologista e coordenador da UTI cardiológica da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Dr. Andre Gasparoto, e o cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Fabio Lario.

Arritmia cardíaca

Trata-se de qualquer distúrbio do ritmo cardíaco, ou seja, qualquer batida diferente, fora do ritmo sequenciado. A imensa maioria se manifesta por meio de palpitações que todos podem ter ao longo da vida, seja por estresse, noites mal dormidas, ingestão de café e até chocolate. Porém, se a palpitação vier acompanhada de tontura, sonolência, desmaio, dor no peito e falta de ar frequentes, é preciso procurar um médico para investigar o quadro. 

Ataque cardíaco

Sinônimo de infarto, se manifesta geralmente por dor no peito de forma súbita forte que pode irradiar para braço esquerdo ou mandíbula e que deve ser investigada rapidamente. O infarto ou ataque cardíaco pode levar à morte súbita.

Insuficiência cardíaca

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para todo o organismo. E se por alguma razão isso não acontece de forma adequada, tem-se a insuficiência cardíaca. Ela gera sintomas, como falta de ar, inchaço nas pernas e, eventualmente, dor no peito, palpitação e arritmia. O problema pode decorrer de doenças, como Chagas ou em pacientes com problemas nas válvulas do coração ou que já tenham tido infarto.

Doença arterial coronariana

É a forma da aterosclerose (depósito de gordura e inflamação da parede da artéria), que acontece nas artérias coronárias (aquelas que “coroam” o coração e o suprem de sangue). Essa inflamação, muitas vezes, acaba por provocar entupimentos, que podem acontecer lentamente ou subitamente. Essa doença se desenvolve lentamente e a primeira manifestação, embora tardia (quinta década de vida), pode ser catastrófica (parada cardíaca, por exemplo). 

Parada cardíaca

É a cessação dos batimentos cardíacos que, em boa parte das vezes, ocorre por arritmias graves, incompatíveis com a contração organizada do coração. O termo “ataque cardíaco”, em geral, é utilizado para denominar uma forma grave de quadro cardíaco repentino, como um infarto do miocárdio ou uma parada cardíaca, por exemplo.

Coronavírus: coração em risco 

 Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

1 comentário

  1. gralion torile em

    I found your blog site on google and verify a couple of of your early posts. Proceed to maintain up the excellent operate. I just additional up your RSS feed to my MSN Information Reader. Looking for ahead to studying more from you afterward!…

Deixe um comentário