A Takeda Pharmaceutica, a Accenture e a Amazon Web Services, firmaram um acordo estratégico de cinco anos para acelerar a transformação digital da Takeda.
Não apenas os pacientes se beneficiarão com a capacidade da Takeda de responder com maior velocidade, agilidade e conhecimento em toda a cadeia de valor, mas também os clientes, funcionários e parceiros.
Esta colaboração de longo prazo vai alimentar a transformação de negócios da Takeda impulsionada pela nuvem, modernizando plataformas, acelerando serviços de dados, estabelecendo um mecanismo interno para a inovação e equipando os funcionários da empresa com novas habilidades e formas de trabalhar.
“Ao combinar o poder de três organizações, a Takeda está dando um passo ousado para estar na interseção da saúde humana, da tecnologia e do crescimento dos negócios”, disse o presidente e CEO da Takeda, Christophe Weber.
“Minha visão é que, em menos de 10 anos, cada funcionário da Takeda contará com a ajuda de um assistente de inteligência artificial para tomar melhores decisões, permitindo-nos oferecer terapias transformadoras e melhores experiências para pacientes, médicos e pagadores mais rápido do que antes“, explicou Weber.
E acrescentou: “Juntas, a Accenture e a AWS vão impulsionar a Takeda mais além do que poderíamos sozinhos, para tornar essa visão uma realidade”.
Adotar uma abordagem tecnológica que prioriza a nuvem criará, no entanto, uma arquitetura mais escalonável, confiável e segura.
Além de eliminará atividades desnecessárias de integração.
Ao mover 80% dos aplicativos para a nuvem, a Takeda removerá a tecnologia não diferenciadora, reduzirá sua pegada de data center interno e diminuirá os gastos de capital.
“Aproveitando o conjunto mais abrangente de serviços em nuvem do setor, inovadores como a Takeda podem cortar custos, tempo para insights e descobertas e melhorar as experiências dos pacientes”, disse o CEO da AWS, Andy Jassy.
“A amplitude e a profundidade dos serviços da AWS permitem que a Takeda descubra, desenvolva e fabrique produtos terapêuticos de maneira rápida e eficiente com segurança e conformidade“, concluiu Jassy.
Tudo na nuvem
Acelerar a entrega de serviços e recursos de dados ajudará a Takeda a aumentar a conectividade e a colaboração com o ecossistema de ciências biológicas e parceiros externos.
Por exemplo, a colaboração já ajudou a Takeda a aproveitar a nuvem para lançar, em menos de cinco dias, uma plataforma segura de compartilhamento de dados e aceleração de testes clínicos para a COVID R&D Alliance.
Sem a nuvem, o lançamento da plataforma levaria até três meses.
Além disso, a Unidade de Negócios de Terapias Derivadas do Plasma, que desenvolve terapias críticas que salvam e sustentam a vida de pacientes com doenças raras e complexas, está criando centros de doação conectados digitalmente e modernizando a experiência do doador, otimizando o processo de coleta de plasma.
Novos planos
Todavia, os planos da Takeda de aumentar sua capacidade de coleta e fabricação de plasma em pelo menos 65% até 2024 estão orientados a expandir o acesso a medicamentos essenciais.
E também de acelerar novos tratamentos para pacientes.
“O movimento ousado da Takeda para se tornar uma empresa 80% na nuvem é um exemplo poderoso de como a transformação beneficia a todos, passando pelos benefícios de sustentabilidade na mudança para a nuvem pública”, disse o CEO da Accenture, Julie Sweet.
Expectativa da Takeda
Nos próximos três anos, a Takeda prevê, então, a criação de centenas de novos empregos em funções especializadas em dados emergentes e campos digitais.
Acessando, dessa forma, novos pools de talentos e capacitando milhares de funcionários para impulsionar seus dados e recursos digitais.
Fonte: Agência O Globo
Foto: Shutterstock