União Química estima lançar 30 produtos em 2023

Outro objetivo da companhia para o ano, é estar entre os 10 maiores laboratórios genéricos do País

A União Química está no mercado há mais de oito décadas, consolidada como uma multinacional com capital 100% nacional e estruturada em cinco unidades de negócios: Genom (Prescrição Médica); Farma (OTC, Marcas e Genéricos); Hospitalar; Outsourcing (terceirização); e Agener União (Unidade de saúde animal).

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o diretor das unidades de negócio Farma e Hospitalar da União Química, Paulo Marques Pinto, revelou os resultados da empresa no ano passado e projeções para 2023, que são bastante desafiadoras. Entre elas, a meta de estar no ranking entre os 10 laboratórios de genéricos do Brasil, além da expectativa de lançamento de aproximadamente 30 produtos. “Crescemos cada dia mais e estamos motivados a seguir investindo. Em 2023, nossa estratégia será a de crescer mais que o dobro do mercado (22%) e, para isso, nosso foco será em lançamentos de grande porte e maior valor agregado”, disse o executivo.

Em 2022, a companhia realizou grandes investimentos na região Norte. Com a inauguração em Roraima (RR), completaram cinco Centros de Distribuição (CDs) na região, para garantir eficiência no atendimento e fortalecimento dos negócios. Além disso, ampliaram a equipe comercial, devido à representatividade da região para os negócios da companhia, onde a União Química possui uma das maiores participações no mercado.

“Com a unidade de negócios Genom, somos líderes no mercado brasileiro de produtos oftalmológicos – com o Lacrifilm e Hyabak. Em 2022, alcançamos nova liderança, desta vez na América Latina, com a nossa linha de ginecologia da mesma unidade de negócios, após a aquisição de nove marcas de hormônios da Bayer Schering. Com a unidade Farma, os produtos carros-chefes são as marcas consagradas como: Ciclo 21, Vodol, Bio C, entre outras. É uma linha com portfólio bastante diversificado. Durante a pandemia, tivemos destaques importantes no mercado, como: Xarope Hytos; o antigripal Perfenol; e o genérico oseltamivir para H1N1. Tivemos forte investimento em mídia com as marcas Xantinon e Vodol para consolidação da liderança. Em genéricos, o investimento foi para ampliação de portfólio, o que nos trouxe 62% de crescimento frente a 17% do mercado”, contou Marques Pinto.

Em 2022, a companhia também lançou bulas digitais. “Temos inovação em nosso DNA e isto nos motiva a pensar em novas soluções para estarmos um passo à frente. Por isso, lançamos na Alexa um banco de dados com cerca de 250 bulas digitais dos nossos medicamentos. Cadastramos os principais dados sobre os produtos, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A assistente virtual oferece informações como posologias, princípios ativos e orientações gerais de utilização. Desta forma, todos os dados são acessíveis de maneira mais prática, rápida e natural, bastando apenas dar o comando ao equipamento. As vantagens para o consumidor são diversas, como simultaneidade, praticidade e acessibilidade, já que a Alexa se comunica com pessoas com limitações ou com necessidades especiais. Na assistente, também é possível ter acesso às nossas informações institucionais como, por exemplo, a história da empresa, endereço das unidades, medicamentos fabricados, entre outras”, contou o executivo.

Hoje, os produtos da farmacêutica estão em mais de 83 mil PDVs no Brasil, atendidos diretamente pela equipe da União Química.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: União Química

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