Varejo farmacêutico cresce 7,2% em maio

O cenário positivo está relacionado ao aumento do preço médio, que impacta no crescimento do ticket médio no varejo farmacêutico

Maio de 2024 apresentou um crescimento do varejo farmacêutico brasileiro de 7,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse cenário positivo está relacionado ao aumento do preço médio, que impacta diretamente no crescimento do ticket médio. É o que revela o Paper Farma feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.

Foram analisadas 2 milhões de transações de vendas para esta edição. A pesquisa revela que conforme a sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como: dengue, chikungunya e Zika, maio ainda apresenta um cenário de alta demanda por tratamentos dessas, contribuindo para o aumento do consumo de analgésicos e soros. Isso também influencia a procura pela vacina da dengue.

Perfil dos Shoppers

Os clientes de farmácia em sua maioria são mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, atuação significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira.

Baseado no Censo 2022, com estimativa de 15,83% da faixa acima de 60 anos na população geral, sendo 51,48%mulheres e 48,52% homens.

Explosão de vendas do Ozempic

O medicamento Ozempic foi criado em 2017 para o controle da diabetes tipo 2 e logo ganhou mercado por conta da eficácia e eficiência para esse tipo de tratamento. Porém, recentemente, a comunidade médica e pacientes passaram a notar também a sua eficiência para a perda de peso.

Essa aplicação off-label, ou seja, pacientes sem diabetes usando o medicamento com outro objetivo, tem aumentado mais ainda a demanda, especialmente em um contexto em que a obesidade e a autoimagem são preocupações crescentes no mundo.

Ampliação do ticket

Analisando o comparativo maio de 2024 x maio de 2023, percebe-se um crescimento de faturamento de aproximadamente 40%, um patamar maior que o crescimento do segmento, contribuindo positivamente para o aumento do faturamento do setor farmacêutico. Com o preço reajustado no estágio dos ajustes de medicamentos liberados pela CMED, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela ampliação na quantidade de itens e tickets.

Apesar disso, os relatórios apresentados através dos dados da Bnex também demonstram uma queda de faturamento de cerca de 14% desse tipo de medicamento no varejo farma, no comparativo de janeiro até maio de 2024, com janeiro até maio de 2023.

Fatores para a queda

Essa queda se dá, possivelmente, por dois fatores: laboratórios concorrentes que estão produzindo medicamentos similares e, muitas vezes, com preços mais acessíveis e, principalmente, devido às novas percepções de riscos à saúde do uso off-label do Ozempic para perda de peso, com campanhas de conscientização que têm sido feitas com alertas de possíveis efeitos colaterais graves, como: hipoglicemia, pancreatite, problemas gastrointestinais e reações alérgicas.

Portanto, é fundamental que o varejo farmacêutico fique atento à evolução das vendas do medicamento, não só pela demanda do combate à diabetes tipo 2, mas também para a demanda off-label, a concorrência de novos produtos similares e a crescente conscientização sobre os potenciais efeitos colaterais e riscos à saúde.

Fonte e gráficos: Bnex
Foto: Shutterstock

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