Varejo farmacêutico em crise? Ultra Popular apresenta resultado 10 pontos percentuais acima da concorrência

Recentemente a Ultra Popular entrou no seleto grupo de redes que possuem mais de mil estabelecimentos, junto com a RaiaDrogasil, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos

No varejo farmacêutico algumas notícias têm chamado a atenção apontando a crise de algumas conhecidas redes de farmácias. No caminho inverso dessa perspectiva, a rede associativa Ultra Popular vem mostrando que a boa gestão e estratégias de negócios podem levar esse setor a um grande crescimento.

A rede associativista, que é relativamente recente, com pouco mais de 10 anos, vem constantemente inovando a ajustando sua estrutura de acordo às necessidades do público e de seus empreendedores. Com isso os resultados são significativos. 

Dados referentes ao mês de fevereiro apontaram que a Ultra Popular cresceu 23,27% no último período de doze meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da IQVIA, que audita esse mercado. O número é 10,07 pontos percentuais acima da concorrência que cresceu no mesmo período 13,20%.

Outro ponto de destaque é o faturamento no período, que se aproximou dos 5 bilhões de reais (4,86 bilhões). Também chama a atenção o faturamento médio da rede por loja, que é de aproximadamente 460 mil reais mensais, muito superior à média geral de mercado.

Recentemente a Ultra Popular entrou no seleto grupo de redes que possuem mais de mil estabelecimentos, junto com a RaiaDrogasil, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos.

O modelo associativista de negócio oferecido tem a gestão centralizada pela administradora de redes Farmarcas e prolifera em todo o país, possibilitando que empresários do setor que se associem à marca se destaquem em suas regiões.

“São muitos os casos de sucessos de nossos associados, isso é possível por vários fatores. Destaco a grande preocupação em ter no grupo empresários que se identificam e praticam o que é proposto pela central. Outro ponto é o fato de estamos sempre atentos às novidades do mercado e investindo em inovação”, explica o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

Crescimento estratégico

A conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica é uma estratégia da Ultra Popular, sendo que a rede não se limita aos grandes centros e estando na grande maioria dos estados brasileiros.

“O modelo desenvolvido pela Ultra Popular possibilita aos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pela área chamada de Sucesso dos Associados, que possui os “anjos” – profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. 

“Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o diretor de comunicação e operação, Ângelo Vieira.

O sucesso é tão grande que o modelo vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país. Entretanto, a grande dificuldade dessas é conseguir fazer frente aos diferenciais de gestão que a Ultra Popular proporciona, que vai muito além da marca.

Foto e fonte: Farmarcas para o Guia da Farmácia

4 Comentários

  1. A estratégia de cuidar da manutenção em mercadorias,é do Bom tratamento aos colaboradores e clientes é o caminho pro sucesso,parabéns a todos que priorizam esta estratégia…

    • Realmente o crescimento é graças aos funcionários que trabalham nessas farmácias . Onde tudo se desconta, produtos que compram demais, e vencem . Diferenças de preço que mudam todos os dias. Até mesmo danos causados pelo clima são descontados do funcionários.

      Outra questão é trabalhadores tendo que trabalhar sobre pressão de vender 500 mil a 600 mil por mês com metas exorbitantes .

      Aí o crescimento é graças a esses mesmos. Onde o dono o rico tem todo o poder e o pobre que não pode perder o emprego tem que se submeter a tudo que o dono o Patrão faz.

  2. Na cidade de Itabirito as duas lojas Ultra Popular são reconhecidas como as farmácias com os menores preços e o melhor atendimento da região. Como farmacêutico, através dos anos, tenho a honra de ser reconhecido, na unidade do Bairro Praia, como quem promove a melhor atenção farmacêutica em nossa cidade.

  3. Sempre é fundamental uma equipe bem motivada por um tratamento que seja o melhor possível e uma clientela que merece sempre atenção e informações relacionadas a uma boa atenção farmacêutica

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