Wella celebra 70 anos no Brasil e anuncia novidades para o varejo farmacêutico

Confira a entrevista exclusiva do diretor comercial da Wella Company no Brasil, Renato Guiderolli, para o portal do Guia da Farmácia

Neste ano, a Wella está celebrando 70 anos no Brasil e também concluindo o processo de independência no País. Antes, as operações da Wella faziam parte da Coty e agora, com a inauguração de um Centro de Distruição em Extrema (MG), a Wella se torna responsável pela comercialização e distribuição de seus produtos, o que inclui as marcas Koleston e Soft Color.

Confira a entrevista exclusiva do diretor comercial da Wella Company no Brasil, Renato Guiderolli, para o portal do Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – Como a Wella se prepara para esse novo momento?

Renato Guiderolli – O processo de transição entre Wella Company e Coty foi um esforço conjunto que envolveu diversas partes e áreas da organização. Além das estruturas como logística, setor de compras, setor comercial, recursos humanos e tecnologia da informação, destacamos a cooperação da Coty, bem como o apoio dos times globais da Wella, reconhecendo o Brasil como um mercado estratégico e prioritário.

O projeto envolveu mais de 100 pessoas internas e externas, tornando-se um dos maiores projetos globais da empresa. Um marco importante da colaboração foi o processo de transição dos sistemas e dos inventários entre Coty e Wella, garantindo a manutenção do abastecimento de distribuidores e clientes.

Além disso, a parceria gerou mais oportunidades e posições internas e terceirizadas. Esse movimento não apenas fortaleceu a Wella como uma empresa independente no país, mas também contribuiu para a geração de empregos na indústria.

Para concluir esse processo de independência da Wella aqui no Brasil, aconteceu a inauguração do primeiro Centro de Distribuição da empresa no país em março. Com ele, nosso principal objetivo é oferecer maior eficiência na parte operacional, buscando agilidade nas entregas, já que ele está estrategicamente posicionado em Extrema, Minas Gerais, próximo a clientes-chave que estão localizados na região Sudeste do Brasil. O novo CD é totalmente focado em produtos Wella e nas marcas da companhia, trazendo novas tecnologias à operação e maior protagonismo para a empresa.

Guia – Quanto espera crescer com esse movimento?

Guiderolli – Com a separação da Coty e um novo Centro de Distribuição, assumimos um papel de maior protagonismo no mercado de beleza brasileiro, além de trazer maior foco para nossas categorias. As expectativas de crescimento da Wella Company são bastante otimistas e temos a expectativa de dobrar de tamanho no país. Além de sermos responsáveis pela comercialização e distribuição de nossos produtos, teremos uma maior agilidade para responder às demandas locais e poderemos inovar e expandir nossa presença na região, fortalecendo ainda mais nossa posição como empresa líder no setor.

Guia – Qual a capacidade do novo CD? Ele abastecerá todo o país?

Guiderolli – O novo Centro de Distribuição da Wella Company terá uma capacidade significativa para atender à crescente demanda. Com uma área construída de aproximadamente 12 mil m², possui capacidade de armazenamento de cerca de 14 mil posições de paletes, e, diariamente, 21 caminhões irão operar neste espaço, movimentando mais de 110 mil caixas por mês. Além disso, escolhemos Extrema, no Sul de Minas, por ser uma região estratégica para o nosso negócio. A cidade fica a 111 km de distância da cidade de São Paulo, onde está localizada a sede da Wella Company, o que faz dela um ponto estratégico para a companhia, facilitando a distribuição de nossos produtos para diversas regiões do Brasil. Isso permitirá operações mais eficientes, reduzindo os prazos de entrega e melhorando a disponibilidade de nossos produtos no mercado.

Guia – Qual a importância do varejo farmacêutico para a Wella?

Guiderolli – O varejo farmacêutico é um componente essencial na estratégia de negócios da Wella Company, representada nessa categoria pelas marcas Koleston, Soft Color e Blondor. Esse canal desempenha um papel fundamental para o resultado da empresa, ao garantir a acessibilidade dos nossos produtos em todo o país, estando presente em diferentes regiões.

Além disso, o varejo farmacêutico também oferece um ambiente onde os consumidores confiam para encontrar produtos de qualidade e seguros para uso. A confiança depositada nesse canal reforça a imagem das nossas marcas e a credibilidade dos nossos produtos.

Outro ponto relevante é a consultoria especializada fornecida pelos profissionais de farmácia. Eles são procurados por conselhos e recomendações sobre produtos para cabelo e coloração, o que nos permite educá-los sobre as características e benefícios dos nossos produtos.

Além disso, muitos consumidores preferem comprar produtos de beleza durante suas visitas regulares à farmácia, tornando esse canal uma opção conveniente para adquirir os produtos da Wella. Estamos comprometidos em manter uma presença forte e consistente no varejo farmacêutico, fornecendo produtos de alta qualidade e inovação para atender às necessidades dos consumidores.

Guia – Há algum plano específico para o crescimento das marcas nesse canal?

Guiderolli – Em 2023, Koleston foi eleita uma das marcas vencedoras na categoria Coloração para Cabelos do Top Of Mind da Folha de S.Paulo pelo segundo ano consecutivo. Temos uma grande presença nos lares brasileiros e buscamos sempre novas formas de permanecermos relevantes neste mercado. Foi também neste último ano que anunciamos a atriz Giovanna Antonelli como embaixadora de Koleston, o que trouxe uma grande visibilidade para a marca.

Em relação a novos produtos, lançamos agora em fevereiro a nova coleção Koleston Brilho Infinito, que conta com seis tonalidades de cores frias e iluminadas com durabilidade de até dez semanas. Além disso, é a única coloração da categoria com tecnologia Plex, que repara a fibra capilar de dentro para fora, garantindo cabelos profundamente hidratados e fios restaurados logo após aplicação.

Uma das maiores preocupações das mulheres ao colorir os cabelos é o cuidado necessário para que os fios não fiquem amarelados e, foi a partir do desejo de solucionar esse problema que nasceu essa nova coleção de Koleston, formulada com misturas únicas de pigmentos que neutralizam os diferentes tons indesejados de amarelo, laranja e vermelho nas colorações.

Guia – Quais os lançamentos previstos para o ano?

Guiderolli – Na Wella, estamos constantemente inovando e buscando trazer novidades aos nossos consumidores. Embora não possamos adiantar detalhes específicos sobre lançamentos futuros, podemos garantir que estamos sempre trabalhando em novas fórmulas, tecnologias e produtos para atender às expectativas do nosso público. Continuaremos acompanhando de perto as tendências e demandas do mercado para garantir que nossos lançamentos estejam sempre em linha com esses desejos.

Exclusivo: Wella Brasil aposta em estratégia ESG e na expansão dos itens de coloração no varejo

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Renato Guiderolli e Wella

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