HPC

4 substâncias que realmente funcionam na tarefa de rejuvenescer a pele

Com a ajuda de alguns ingredientes é possível melhorar a luminosidade da pele e ajudar na formação de colágeno

Hidratar a pele e protegê-la são duas ações básicas e fundamentais, mas você já se perguntou que substâncias estão em contato com a sua cútis e se elas realmente funcionam a rejuvenescer a pele? Existem diversos ativos no mercado e alguns são tão bons que podem ser indicados para mais de um tipo de tratamento.

“Por exemplo, o ácido retinoico é indicado para melhorar a renovação celular, mas isso ajuda a ‘eliminar’ as células manchadas da superfície. Por esse efeito de renovação, ele pode ser usado em associação a outras substâncias clareadoras com o benefício de trazer à superfície células sem manchas”, afirma a dermatologista sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia, Dra. Mônica Aribi.

Abaixo, especialistas comentam as ações da Vitamina C, ácido hialurônico, peptídeos e niacinamida para rejuvenescer a pele.

Vitamina C estabilizada

Como um antioxidante, a Vitamina C funciona como verdadeira defensora da pele, atuando para neutralizar os radicais livres“Ela uniformiza o tom de pele e tem ações importantes no clareamento, como inibir a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina”, destaca a Dra. Mônica. “Dessa forma, prefira produtos orientados pelo médico”, diz a dermatologista.

“Anteriormente ao uso do fotoprotetor, é possível aplicar um produto com Vitamina C. Esse ingrediente aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária à imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, acrescenta o dermatologista da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Daniel Cassiano.

“Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, completa a Dra. Mônica.

No caso do efeito clareador, a Vitamina C pode ser potencializada pelo booster SuperOx-C. “Ele é um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, uma superfruta australiana, Kakadu plum (ameixa australiana), que além de atuar no estímulo do transportador da vitamina C nas camadas da pele para ajudar a clarear, ainda promove luminosidade cutânea, reduz o fator angiogênico (vermelhidão) e melhora a uniformidade do tom da pele”, explica a farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos, Patrícia França.

Ácido hialurônico

Nossa pele precisa repor ácido hialurônico todos os dias em sua camada mais profunda, a derme, para ficar mais hidratada e protegida contra as agressões que a envelhecem, de acordo com a cosmiatra e especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, Ludmila Bonelli.

“Para isto, o ácido hialurônico que vamos escolher para o uso diretamente na pele deve ter moléculas que o levem até esta camada para manter altos níveis de água nesta região. Por isso, temos que saber que existem diferentes moléculas desse ativo, que podem levá-lo até as camadas mais profundas da pele, mas nem todos são iguais. Por exemplo, o ácido hialurônico fracionado com baixíssimo peso molecular é diferente dos outros por conter uma nanotecnologia em moléculas reduzidas que atravessam a pele até a derme, o destino correto para liberação deste ácido, de forma lenta, mas com resultados imediatos. O produto vai se integrando e encaixando nos tecidos e assim os resultados são mais reais e perceptíveis em poucas aplicações”, afirma a especialista.

Um dos destaques é o Be Hialuronic, da Be Belle, que é formulado com ácido hialurônico fracionado e de baixíssimo peso molecular para conferir poderosa ação rejuvenescedora, intensificando a renovação dérmica com efeito retinoic-like, aumentando os sistemas de defesa do tecido cutâneo, combatendo reações inflamatórias, promovendo hidratação poderosa e preenchendo rugas e linhas finas, segundo Ludmila.

Além dos cosméticos, outra forma de ter muito mais benefícios do ácido hialurônico é por meio dos injetáveis como o Skinbooster. “Ele é um ácido hialurônico injetável de baixa densidade; isso significa que não promove volume, mas têm capacidade de reter água e melhorar hidratação da pele”, explica a médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, Dra. Cláudia Merlo.

“Podemos associar, na mesma seringa, o bioestimulador de colágeno (hidroxapatita de cálcio) e o ácido hialurônico, pois criamos um meio favorável para as células produtoras de colágeno, uma vez que pele hidratada responde melhor aos bioestimuladores”, completa a Dra. Cláudia Merlo.

Peptídeos

“Peptídeos são sequências de aminoácidos que podem ser naturais ou sintéticos, e podem ser definidos também como proteínas fragmentadas. Esse é um dos ativos definidos como ‘biomiméticos’, ou seja, que imitam as estruturas naturais da pele. No segmento cosmético, são utilizados peptídeos com estruturas muito pequenas, pois o tamanho pode influenciar na penetração do ativo na pele”, explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. Eles têm várias ações.

O movimento pela inclusão de peptídeos em produtos de cuidado com a pele é universal. O procedimento HydraFacial, que chegou ao Brasil no ano passado, com a proposta personalizável de hidrodermoabrasão, sendo capaz de conferir a melhor pele da sua vida, usa os peptídeos em algumas etapas do tratamento.

“O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi.

A experiência conta com a solução antioxidante Antiox+, que possui uma mistura de multipeptídeos e antioxidantes feita para reduzir o aparecimento de linhas finas e melhorar a hidratação e a elasticidade; além disso, pode ser personalizada com o booster Dermabuilder, rico em peptídeos capazes de reduzir linhas finas e melhorar a elasticidade da pele.

Niacinamida ou Vitamina B3

A Niacinamida é um dos melhores ingredientes da cosmetologia moderna, sendo conhecida também como Vitamina B3.

“Essa vitamina já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante. Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, completa a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. A Vitamina B3 também está relacionada a uma melhora da hidratação cutânea.

De acordo com a Dra. Mônica, essas substâncias podem ser adicionadas à rotina skincare, mas tendem a funcionar melhor se o paciente passar por um dermatologista, já que ele prescreverá uma fórmula personalizada.

Ela lembra que são os ácidos e os esfoliantes os grandes responsáveis pela renovação celular, o que aumenta a performance e eficácia desses ativos.

De forma geral, os esfoliantes são produtos mais bem tolerados que os ácidos e fazem uma renovação mais superficial, mas já ajudam na permeação dos cremes.

Por fim, a Dra. Mônica lembra que o consumo de frutas e vegetais ricos em água pode ajudar a hidratar a pele, pois eles fornecem hidratação a todas as células do seu corpo.

“A hidratação interna com ingestão de água adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos. A maioria dos nutricosméticos possui em sua fórmula componentes como vitamina E, colágeno marinho, licopeno e betacaroteno, que podem ajudar tanto na hidratação como no fortalecimento da barreira da pele. O ômega 3, por exemplo, possui uma identidade com a membrana celular e promove hidratação de dentro para fora”, finaliza a médica.

Fontes: Dra. Mônica Aribi, Dra. Cláudia Merlo, Dr. Daniel Cassiano, Dra. Paola Pomerantzeff, Maria Eugenia Ayres, e Patrícia França.

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário