7 dicas para vender mais na Black Friday

Com a chegada da maior data do varejo nacional, especialista do Mercado Livre e Mercado Pago traz dicas para impulsionar os ganhos no período

À medida que a Black Friday se aproxima, os empreendedores começam a se preparar para atender a alta demanda do período. Pensando em otimizar as estratégias e impulsionar as vendas, André Santos, embaixador do Mercado Livre e do Mercado Pago, dá dicas essenciais para conquistar a atenção dos consumidores ávidos por descontos e alavancar suas vendas. Afinal, com um mercado competitivo, entregar a melhor experiência ao usuário se tornou indispensável. 

1- Acompanhe as tendências

Fique atento às tendências do momento, conheça os produtos que estão em alta nos últimos meses e veja os itens que mais venderam na Black Friday do ano passado. Desta forma, você compreende o comportamento do consumidor e suas necessidades. 

2- Organize seu estoque

Para evitar complicações, alinhe-se com seus fornecedores antecipadamente, organize seu estoque, cheque os produtos que você tem disponíveis e garanta que tenha todos os itens necessários. Uma boa gestão de estoque ajuda a entender quais produtos podem entrar em oferta ou até ter seu preço ajustado diante de alta demanda. 

3 – Invista em boas imagens de seus produtos

Sem a possibilidade de conhecer os produtos fisicamente para então tomar a decisão de compra, uma página com informações detalhadas, medidas, fotos e vídeos curtos atraentes é essencial para auxiliar o consumidor. A ferramenta de vídeos curtos do Mercado Livre chama Clips, por exemplo, possibilita mostrar em detalhes os itens disponíveis para venda, e pode trazer até 5x mais visitas no anúncio, gerando impacto em engajamento e comportamento de compra. Para incentivar o uso da ferramenta, durante o mês de novembro, o marketplace está oferecendo consultorias gratuitas para que os empreendedores tirem suas dúvidas e explorem ao máximo a ferramenta, alavancando suas vendas. 

4 – Ofereça diversas formas de pagamento

O consumidor sempre busca facilidades e conveniências e, para se adequar às suas necessidades, o  ideal é oferecer diversas formas de pagamento, como código QR e Pix, link de pagamento e cartão de crédito. Um ponto importante é entender se faz sentido ou não o boleto para o seu negócio: esta modalidade de pagamento pode bloquear o estoque e reduzir a chance de conversão de vendas. Então, é importante entender a necessidade do seu cliente e do seu mercado.

5 – Antecipe-se e adiante as promoções com cupons diferenciados

Com a alta concorrência na data, e tendo em vista que os consumidores começam a pesquisar os produtos desejados com antecedência, organize sua loja, pesquise os produtos com melhor saída, planeje suas campanhas para a data e adiante as promoções. Para se destacar na Black Friday, disponibilize descontos diferenciados e ganhe a atenção do consumidor. Na Central de Promoções do Mercado Livre, por exemplo, há a função “Cupom de Compra”, um recurso para criar cupons de descontos exclusivos para os seus compradores. O vendedor pode escolher como usar, a duração e as condições das ofertas.

6 – Agilidade na entrega é um diferencial

Cada vez mais os consumidores consideram, além do preço, o tempo de entrega do produto. Por isso, a logística deve ser pensada desde a preparação do produto após confirmação do pagamento até a entrega. Os vendedores que têm negócios em grandes marketplaces, como o Mercado Livre, podem aproveitar a oportunidade de fazer parte da malha logística da plataforma e ter um sistema de integração de meios de pagamento do Mercado Pago, ganhando em conciliação e em gestão do negócio facilitada. Para incentivar essa aposta na otimização logística, uma dica é que durante a Black Friday o e-commerce está disponibilizando a 1ª coleta de produtos grátis para novos usuários Fulfillment, permitindo que as entregas sejam feitas com muito mais agilidade.

7 – E para quem ainda não vende online e quer começar um negócio? Aproveite a Black Friday para isso. Ainda dá tempo!

Aproveitar as redes sociais para começar a tornar o seu negócio físico online em um momento como a Black Friday pode ser um ótimo começo. Com a ferramenta Bio Livre, por exemplo, é possível centralizar todos os seus links para conteúdos, produtos e contatos em um só lugar, com design próprio e com a possibilidade de vender, inclusive, por meio do Mercado Pago e Mercado Shops. A ferramenta também permite que os vendedores e criadores de conteúdo possam vincular seus produtos por meio de sua loja virtual ou outra plataforma e destacá-los, associando links de pagamento via Mercado Pago. Os links criados podem ser incluídos na bio de plataformas como o Instagram e o WhatsApp. Além disso, é possível acompanhar métricas de desempenho como número de visitas e cliques na página. 

O consumidor precisa ser o foco da sua estratégia. Entregar a melhor experiência ao usuário e garantir que ele encontre o que está procurando pode mudar o rumo das suas vendas. Fique atento ao mercado, veja as tendências e ferramentas que podem lhe auxiliar. Afinal, a Black Friday tem o potencial de mudar o ponteiro das vendas do último trimestre. Invista em novas estratégias e finalize o ano com bons resultados”, diz André Santos, embaixador do Mercado Livre e Mercado Pago.

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Fonte e Foto: Mercado Livre

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