A importância de uma rotina de monitoramento para diagnóstico e tratamento do AVC

Testes rápidos e aparelhos de aferições confiáveis são aliados importantes para prever emergências e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Em 2022, o acidente vascular cerebral (AVC) voltou a ser a causa de mortes mais comum no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN). Só nos primeiros quatro meses do ano, foram registradas 32.127 mortes por AVC e 32.093 por infarto, de acordo com informações do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil.

Do total de casos, 90% deles poderiam ser evitados com a prevenção: consultas médicas anuais, alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, controle e monitoramento de doenças preexistentes, além de evitar hábitos prejudiciais à saúde, como consumo de álcool e tabaco.    

Para quem convive com problemas como a hipertensão, diabetes e/ou outras doenças crônicas, o constante monitoramento é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar consequências graves repentinas.

Exames que ajudam a diagnosticar o AVC

De acordo com o diretor de Operações Comerciais da MedLevensohn, Ricardo Scaroni, o mercado disponibiliza equipamentos de ponta, que ajudam na prevenção da doença.

“Já existem soluções com tecnologia inovadora, como dispositivos de verificação de pressão arterial (PA) e fibrilação atrial (FA), que auxiliam tanto os profissionais de saúde, quanto os pacientes em casa. O acompanhamento frequente é o grande diferencial em uma emergência, pois até mesmo o paciente consegue perceber alguma mudança mais drástica e buscar atendimento em uma unidade de saúde”, destaca.

O executivo também reforça o impacto positivo dos testes rápidos, que funcionam como marcadores bioquímicos utilizados para confirmar um infarto em até dez minutos.

“Os exames rápidos são muito importantes, principalmente, em momentos de emergência. Resultados rápidos e assertivos podem salvar vidas! Todo o setor de saúde precisa conhecer o que há de mais inovador e eficaz no mercado”, finaliza.   

Fonte: Medlevensohn

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário