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A importância do merchandising na farmácia

Confira algumas dicas para melhor aproveitamento do merchandising como ferramenta de aumento de vendas

O merchandising é um conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que proporcionam a exposição dos produtos na farmácia de maneira mais assertiva criando condições competitivas, adequadas e atraentes para transformação da intenção de compra do cliente em ticket, ou seja, a compra efetiva. Podemos dizer que seria a ativação dos produtos através de exposições e comunicação.

Para trabalhar isso corretamente na farmácia precisamos mapear dentro da área de vendas os pontos de destaque e maior fluxo de clientes dentro da loja. Também podemos dizer os pontos “quentes” da loja e com isso criar sinergia com a estratégia de vendas dos produtos. É muito importante ter atenção a forma de exposição e comunicação para que a loja não fique poluída visualmente e não interrompa o fluxo da jornada de compra. Pontos extras devem ser explorados com uma visão de interceptação do fluxo do cliente na loja para compra observando áreas de sinergias com os produtos. Exemplo: expor um produto para cólicas perto de absorventes femininos cria o impulso para “venda cruzada”.

Confira algumas dicas para melhor aproveitamento do merchandising como ferramenta de aumento de vendas:

#1 – Compra não planejada e por impulso devem receber mais espaço de exposição.

#2 – Altura dos olhos vendem mais que perto do chão e altura muito elevada.

#3 – Levar em conta margem de lucro de cada produto compondo vendas mais rentáveis.

#4 – Colocar na altura dos olhos produtos mais rentáveis e de compra não planejada.

#5 – Facilitar o processo de decisão do shopper arrumando os produtos por tamanho.

#6 – Expor na mesma área produtos que facilite a compra conjunta.

#7 – Produtos de compra planejada devem ser expostos próximos de produtos complementares de compra não planejada.

#8 – Estimular a compra de produtos de melhor qualidade.

#9 – Não esquecer do preço dos produtos.

#10 – Realizar pesquisas para identificar o melhor tipo de exposição.

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Foto e fonte: texto escrito em parceria com o CEO da Gmartins Consultoria e VP Comercial Retail Farma BrasilGean Martins, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

 

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