AbbVie adquire a DJS Antibodies Ltd

A plataforma proprietária HEPTAD da DJS amplia os recursos de pesquisa e desenvolvimento da AbbVie

A AbbVie  anunciou a aquisição da DJS Antibodies Ltd (“DJS”), empresa privada de biotecnologia com sede no Reino Unido, dedicada à descoberta e desenvolvimento de anticorpos terapêuticos que têm como alvo proteínas causadoras de doenças difíceis de tratar, como os receptores acoplados à proteína G (GPCRs).

O programa principal da DJS é a pesquisa do DJS-002, um anticorpo antagonista do receptor do ácido lisofosfatídico (LPA) de primeira classe (LPAR1), atualmente em estudos pré-clínicos para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática e outras doenças fibróticas.

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença agressiva e de alta mortalidade, causada por cicatrizes fibróticas nos pulmões, uma área de alta necessidade médica ainda não atendida.

“Estamos entusiasmados em trazer a ciência inovadora do programa DJS-002 e a talentosa equipe da DJS para a AbbVie”, disse, então, o Ph.D., vice-presidente e líder global de pesquisa e descoberta da AbbVie, Jonathon Sedgwick.

“Esta aquisição proporcionará novos recursos para aprimorar nossas atividades atuais de pesquisa de anticorpos, sendo uma oportunidade para fortalecer nosso portfólio de imunologia e uma base sólida para expandir os esforços de pesquisa realizados no dinâmico centro de biociência em Oxford, no Reino Unido”.

A plataforma

A plataforma HEPTAD, propriedade da DJS, é, então, uma nova forma de abordagem para a descoberta de anticorpos com recursos específicos que têm como alvos proteínas transmembranas.

Um dos principais benefícios desta aquisição é a possibilidade da AbbVie, por meio do DJS, acessar, então, a plataforma HEPTAD, complementando sua capacidade de pesquisa bioterapêutica.

A DJS, por sua vez, então, aproveitará a extensa experiência em descoberta e desenvolvimento de medicamentos da AbbVie para continuar gerando anticorpos terapêuticos.

E também, dessa maneira, uma nova compreensão da biologia contra alvos como GPCRs, até então intratáveis por abordagem biológica.

“A DJS foi construída com base nos princípios da curiosidade científica e na aspiração de descobrir medicamentos inovadores clinicamente importantes. Temos tido o privilégio de fazer a empresa crescer dentro da comunidade científica e empresarial de de Oxford, saindo de um conceito inicial para uma bem-sucedida biotech, composta por uma equipe extremamente talentosa”, disseram os cofundadores da DJS, David Llewellyn e Joe Illingworth.

“Toda a equipe está bastante entusiasmada para dar o próximo passo nesta jornada com a AbbVie, enquanto trabalhamos juntos para acelerar o avanço de nosso programa principal para a etapa clínica e desenvolver um centro de pesquisa empolgante aqui no Reino Unido.”

Sob os termos do acordo, a AbbVie pagará aos acionistas da DJS aproximadamente US$ 255 milhões à vista no fechamento da aquisição da companhia.

Os acionistas da DJS continuam elegíveis para possíveis pagamentos adicionais por determinados marcos relacionados ao sucesso do programa DJS-002.

A AbbVie prevê manter todos os funcionários atuais da DJS e suas instalações em Oxford. A DJS é financiada pelos investidores fundadores Oxford Science Enterprises e Johnson & Johnson Innovation Ltd., juntamente com LifeArc, Sedgwick Yard e Amgen Ventures.

A DJS e seus acionistas foram assessorados pela Centerview (Consultor Financeiro).

A Goodwin Procter LLP (Legal) assessorou a DJS e seus acionistas na transação e Cooley LLP (Legal) assessorou a DJS em outros assuntos corporativos, incluindo o fornecimento de suporte adicional na transação.

AbbVie anuncia resultados financeiros do segundo trimestre de 2022 

Fonte e foto: AbbVie

Deixe um comentário