América Latina apresenta tendência de recuperação no consumo de bens massivos

Estudo da Kantar aponta que Brasil, México e Peru impulsionam desempenho positivo

Embora cada país da América Latina apresente realidades e desafios diferentes, todo a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo de bens massivos. Brasil, México e Peru, por exemplo, testemunham um desempenho em volume de compras melhor no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. É possível notar altas de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente.

As informações fazem parte do relatório Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do comprador latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene pessoal e beleza.

Ainda em relação ao volume, Colômbia, Chile e Argentina reduzem o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo. Apenas Bolívia, América Central e Equador devem refletir a respeito de desafios de médio e longo prazos, uma vez que acentuam a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.

Também é válido ressaltar que a frequência de compra regressa pela primeira vez aos níveis de pré-pandemia, destacando-se como um marco na recuperação do consumo que a região está assistindo. Por outro lado, o latino-americano continua a registar reduções no poder de compra. Isso faz com que não tenha gastos elevados por ocasião e fragmente mais canais e marcas, para poder conseguir melhores ofertas.

Consumo volta a apresentar tendência de crescimento

Fonte: Kantar

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