Anvisa aprova nova vacina de dose única contra 4 sorogrupos de meningite meningocócica

A imunogenicidade e segurança do imunizante foram avaliadas em mais de 6.300 crianças com um ano ou mais, que receberam uma dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (1), a vacina MenQuadfi® para a imunização de crianças a partir dos 12 meses de idade contra quatro sorogrupos de meningite meningocócica, A, C, W e Y.

Trata-se, portanto, de uma vacina conjugada quadrivalente disponível em uma apresentação totalmente líquida, evitando a necessidade de reconstituição do imunizante, o que facilita sua administração.  

A aprovação da nova vacina, desenvolvida e produzida pela Sanofi Pasteur, acontece com base nos resultados de um programa clínico global que incluiu sete estudos de fase 2 e 3 randomizados e ativamente controlados.

Vacina contra meningite meningocócica 

A imunogenicidade e segurança do imunizante também foram avaliadas em mais de 6.300 crianças com um ano ou mais, que receberam uma dose única.

Nos estudos, o imunizante foi comparado a outras vacinas combinadas e demonstrou uma resposta imune alta contra quatro sorogrupos da meningite meningocócica (A,C,W e Y).

A saber, no Brasil, os sorogrupos de meningococo C, W e Y, juntos, representam mais de 80% do total de sorogrupos  classificados nos últimos anos.

Com uma das maiores taxas de letalidade entre os meningococos, a cepa W, por exemplo, chega a ser identificada em frequências que variam de 18 a 25% em estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e atingindo letalidade superior a 40% em 2018 e 2019.

Com a aprovação de MenQuadfi no Brasil, crianças a partir de um ano, adolescentes, adultos e idosos poderão receber a imunização primária e de reforço no país, podendo o imunizante também ser coadministrado com várias vacinas pediátricas de rotina.

MenQuadfi já tem também a aprovação pela Comissão Europeia e pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.  

Sobre a doença

 Caracterizada pela inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal (meninge), a doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningiditis (meningococo).

Considerada uma doença endêmica grave no Brasil, a enfermidade pode ser assintomática e provocar sintomas graves.

Como por exemplo a com rápida evolução, muitas vezes, fatal em 5 a 15% dos casos, deixando sequelas irreversíveis em até 20% dos pacientes.

Logo, a  vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença meningocócica desde a infância até a fase adulta.

Cinco informações importantes sobre a meningite meningocócica 

Fonte: Sanofi

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário