Anvisa aprova nova vacina de dose única contra 4 sorogrupos de meningite meningocócica

A imunogenicidade e segurança do imunizante foram avaliadas em mais de 6.300 crianças com um ano ou mais, que receberam uma dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (1), a vacina MenQuadfi® para a imunização de crianças a partir dos 12 meses de idade contra quatro sorogrupos de meningite meningocócica, A, C, W e Y.

Trata-se, portanto, de uma vacina conjugada quadrivalente disponível em uma apresentação totalmente líquida, evitando a necessidade de reconstituição do imunizante, o que facilita sua administração.  

A aprovação da nova vacina, desenvolvida e produzida pela Sanofi Pasteur, acontece com base nos resultados de um programa clínico global que incluiu sete estudos de fase 2 e 3 randomizados e ativamente controlados.

Vacina contra meningite meningocócica 

A imunogenicidade e segurança do imunizante também foram avaliadas em mais de 6.300 crianças com um ano ou mais, que receberam uma dose única.

Nos estudos, o imunizante foi comparado a outras vacinas combinadas e demonstrou uma resposta imune alta contra quatro sorogrupos da meningite meningocócica (A,C,W e Y).

A saber, no Brasil, os sorogrupos de meningococo C, W e Y, juntos, representam mais de 80% do total de sorogrupos  classificados nos últimos anos.

Com uma das maiores taxas de letalidade entre os meningococos, a cepa W, por exemplo, chega a ser identificada em frequências que variam de 18 a 25% em estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e atingindo letalidade superior a 40% em 2018 e 2019.

Com a aprovação de MenQuadfi no Brasil, crianças a partir de um ano, adolescentes, adultos e idosos poderão receber a imunização primária e de reforço no país, podendo o imunizante também ser coadministrado com várias vacinas pediátricas de rotina.

MenQuadfi já tem também a aprovação pela Comissão Europeia e pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.  

Sobre a doença

 Caracterizada pela inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal (meninge), a doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningiditis (meningococo).

Considerada uma doença endêmica grave no Brasil, a enfermidade pode ser assintomática e provocar sintomas graves.

Como por exemplo a com rápida evolução, muitas vezes, fatal em 5 a 15% dos casos, deixando sequelas irreversíveis em até 20% dos pacientes.

Logo, a  vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença meningocócica desde a infância até a fase adulta.

Cinco informações importantes sobre a meningite meningocócica 

Fonte: Sanofi

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário