Bayer anuncia medicamentos para insuficiências renal e cardíaca

A head de cardiorrenal da farmacêutica, Ana Rivera, revelou que um dos lançamentos é o Firialta, indicado para o tratamento de doença renal crônica associada ao diabetes

A farmacêutica Bayer anunciou o lançamento de dois medicamentos com moléculas inéditas no mercado.

A head de cardiorrenal da farmacêutica, Ana Rivera, que assumiu a área há apenas alguns meses, contou, em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, que os lançamentos estão em aprovação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e devem chegar ao mercado no próximo ano.

Com ação inovadora, um dos lançamentos é o Firialta (finerinone), indicado para o tratamento da doença renal crônica associada ao diabetes. O diabetes é uma patologia com múltiplas consequências e uma dessas é a doença renal. “O Firialta age com um mecanismo de ação inovador, que nenhuma outra droga tem, que reduz a inflamação renal causada pelo diabetes. Com isso, a função renal fica protegida por mais tempo e o benefício está em evitar que o paciente progrida para uma diálise ou para um transplante”, explica Ana.

Dessa forma, atuando de forma preventiva, ocorre a contenção da inflamação renal, prevenindo o desdobramento da doença renal crônica. “Se o paciente está em tratamento para o diabetes há algum tempo, vale solicitar o exame de proteínuria, analisado através da urina, que mostra se há um vazamento de proteína. Esse é o diagnóstico da progressão da doença renal. Se houver esse vazamento, é indicado o uso do Firialta”, esclarece Ana, relembrando que o Brasil tem a quinta maior população diabética do mundo, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

O segundo lançamento da farmacêutica é o Verquvo (vericiguat), um medicamento indicado para insuficiência cardíaca, que é a principal causa de hospitalização no Brasil. Uma vez que a pessoa é internada com um caso de descompensação cardíaca, a hospitalização costuma se tornar cada vez mais frequente, aumentando o risco de mortalidade.

“É a partir da primeira hospitalização que o Verquvo passa a ser indicado, pois auxilia evitando a reincidência na hospitalização, aumentando a perspectiva de vida do paciente, melhorando os sintomas da doença e aumentando a qualidade de vida”, ressalta Ana.

Farmácias como porta de entrada do sistema de saúde

Durante a entrevista, a executiva também abordou como as farmácias podem ajudar os pacientes com diabetes e outras doenças crônicas. “As farmácias têm um potencial incrível, porque quando falamos de doenças cardiovasculares, por exemplo, falamos de doenças crônicas, nas quais os pacientes tomarão medicamentos para o resto da vida. Assim, ter no varejo alguém que entende, fornece informação e dá ferramentas, aumenta a adesão ao tratamento, o que é vital para o paciente. Não adianta o paciente usar um medicamento por alguns meses, sendo que deveria usar a vida inteira. Pela cesta do paciente, é possível entender que ele é um paciente crônico e precisará desse acompanhamento”, alerta Ana.

Para ajudar a levar informação ao varejo, a Bayer promove diversas iniciativas. “Com as mudanças no Xarelto, por exemplo, tivemos de informar e orientar o farmacêutico por meio de aulas sobre como dispensar, entender o contexto do paciente e os riscos de trocar essa medicação. Fizemos webinars e criamos parcerias com farmacêuticos do Conselho de Farmácia, para prover conteúdos para os outros farmacêuticos dentro do ambiente das mídias sociais”, mostra Ana.

Ela reforça que, hoje, a informação está muito disponível, e o farmacêutico precisa entender que precisa deste conhecimento para o sucesso da profissão. Esse impulso veio com a pandemia, quando eles começaram a atuar até mesmo fazendo exames dentro das farmácias”, destaca a executiva da Bayer, alertando que se apropriar dessa ambição e do impacto que o farmacêutico pode causar é o primeiro passo. “Por aqui, sempre  investimos em inciativas de gerar conteúdo, engajar o público farmacêutico e disponibilizar canais para responder dúvidas.

“Estamos sempre presentes nos congressos, apresentando estudos e produtos, e ao mesmo tempo, temos atuado bastante na conscientização em parceria com a sociedade e com as associações dos pacientes. Além disso, hoje temos o programa de relacionamentos, o Bayer Para Você, que oferece descontos, informações sobre doenças e conta com parcerias com áreas de estilo de vida, que ajudam o paciente. Pensando na área cardiorrenal, temos a ambição de construir um programa ainda mais relevante, onde possa conectar e antecipar, porque se o paciente está tomando uma determinada medicação podemos antecipar certas questões da doença dele e orientar os melhores passos. O varejo tem um papel incrível de impactar a adesão ao tratamento, de beneficiar o paciente, de fornecer informação e de criar relacionamentos e vejo que as farmácias já evoluíram bastante, mas ainda têm um bom espaço para crescer”, conta Ana.

Liderança feminina

Sobre a nova posição como head de cardiorreal, Ana contou que suas perspectivas para dar continuidade desta área terapêutica num patamar diferente. “Esses lançamentos devem beneficiar diferentes pacientes, que sofrem de insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica associada ao diabetes, então no fim do dia, seremos uma área terapêutica muito mais impactante para os pacientes, para os médicos e para o mercado. Meu desafio é fazer a gestão desse momento de transição entre uma história super bem-sucedida e o início de uma nova história muito positiva. Acredito em questões de diversidade e inclusão como o real combustível de performance e inovação, que acrescenta valor ao negócio. Ter a visão feminina em posições de tomada de decisão traz um ponto de vista diferente”, finaliza Ana.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Bayer

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