Biofarmacêutica AbbVie transferirá CD para Extrema

Cidade do Sul de MG vai contar com CD da AbbVie, que será transferido de Goiás; localização estratégica é primordial

A localização estratégica de Extrema, no Sul do Estado, próxima de grandes centros consumidores do País, continua impulsionando a atração de investimentos para o município. Dessa vez, a companhia norte-americana AbbVie, marca global do segmento farmacêutico e de saúde, vai transferir seu centro de distribuição (CD) de Anápolis, interior de Goiás, para a cidade mineira. A nova unidade deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023 e faz parte da estratégia de expansão da empresa nos mercados nacional e latino-americano.

A informação foi divulgada pelo governo estadual, que ressalta a pujança do setor farmacêutico nos investimentos privados atraídos nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2022 foram formalizados cerca de R$ 350 milhões em nove novos projetos, com uma expectativa de geração de 600 empregos.

“Temos grandes empreendimentos da indústria farmacêutica sendo construídos ou já instalados com planejamento de expansão, do Sul ao Norte do Estado. É uma das áreas que mais necessita de pesquisa, inovação e tecnologia, além de uma boa logística para fazer os produtos chegarem ao consumidor final, aqui e no exterior”, ressalta o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho.

A diretora Financeira da AbbVie no Brasil, Célia Rodrigues, por sua vez, fala dos diferenciais do Sul do Estado. “A transferência de nosso centro de distribuição para Extrema é estratégica para nossa logística e distribuição de medicamentos em todo o País, além de facilitar o acesso de milhões de pacientes – pois está relativamente próxima a grandes aeroportos e rodovias que integram o País”, diz.

A AbbVie é uma biofarmacêutica global, com foco em pesquisa e está entre as cinco maiores indústrias farmacêuticas do mundo. Atua ainda na produção e comercialização de novos medicamentos e soluções para saúde com foco em Imunologia, Oncologia, Neurociência e Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics (adquirida em 2020), voltada para a estética médica.

Está no Brasil desde 2014 e desenvolve cerca de 40 estudos ou projetos clínicos nas áreas de Imunologia, Oncologia e Virologia envolvendo mais de 200 equipes de pesquisadores nacionais, entre universidades, sociedades médicas e centros de saúde em todo o Brasil. A AbbVie soma mais de 380 funcionários e não abre investimentos locais, apenas globais. Neste sentido, ressalta-se que, apenas em 2021, investiu no mundo US$ 6,5 bilhões somente em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

No mundo soma 14 plantas industriais, oito centros de pesquisas e cerca de 48 mil colaboradores. Cerca de 57 milhões de pacientes utilizam os medicamentos da marca em 175 países.

No Brasil, além do CD de Anápolis que está sendo transferido para Extrema, a AbbVie conta com uma fábrica em Guarulhos (SP), que é também a sede da companhia para o País e a América Latina. Na unidade são produzidos 18 milhões de frascos de produtos oftalmológicos por ano, que são exportados para países latino-americanos.

Abbvie tem nova diretora jurídica

Fonte: Diário do Comércio

Foto: Abbvie

Deixe um comentário