Black Friday: oportunidade de ampliar alcance de marcas e investimento em autocuidado

Entenda como a saúde pode estar a poucos cliques de distância

Considerada uma das datas mais relevantes para o mercado de consumo, a Black Friday, está inserida no calendário de Consumer Healthcare na Sanofi por intermédio de seu e-commerce, alinhado às tendências do setor farmacêutico no Brasil, que está muito bem posicionado quando comparado a outros países como França e EUA e em um cenário de crescimento previsto em cerca de 17,2% em 2023.¹

Portanto, a inclusão de medicamentos nesta campanha é uma iniciativa importante para fomentar o acesso aos medicamentos isentos de prescrição, o que contribui para o fomento de “Autocuidado”, prática alicerçada pela Associação brasileira da indústria de produtos para o autocuidado em saúde (ACESSA) e que envolve diversas ações sobre a conscientização deste pilar, para empoderar o consumidor a partir de informações sobre as escolhas individuais em relação à sua própria saúde.

Desde que o mundo passou pela pandemia é visível o quanto o consumidor passou a investir em hábitos de autocuidado como forma de se prevenir de outras doenças. Isso se reflete em dados, pois as vendas online no varejo farmacêutico continuam aceleradas e 74% são pessoas que compram pela internet para retirar nas lojas, estratégia de integração de canais de vendas também conhecida como omnichannel. Assim, o intuito é que o cliente conte com a disponibilidade das marcas que busca a qualquer hora e local, com agilidade e praticidade.  

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva do e-shopper sobre a qualidade da experiência de compra online, por exemplo, preço, usabilidade do site, canal de atendimento eficaz, prazo de entrega e informações completas sobre os produtos. Atualmente, 7,4% das vendas de farmácias são feitas de forma digital.² Por isso, é importante se atualizar de forma constante sobre as possíveis melhorias a serem implementadas para contribuir com uma jornada de compra mais fluida e ágil. Além disso, sabemos que é importante aliar tecnologia sem esquecer do capital humano envolvido, então o atendimento precisa ser flexível e personalizado.

Por fim, entendemos que a Black Friday tem um peso importante, pois facilita o acesso às marcas e queremos estar prontos para proporcionar um atendimento e entrega que impactem na melhoria da qualidade de vida por meio de um melhor acesso à saúde, aumento da produtividade e cuidado capacitado para todos. Por isso, acreditamos que a saúde está em suas mãos ou, neste caso, a um clique de distância!

Referências

1 – E-Marketer | Dunnhumby | Similarweb

IQVIA | CHC Market (OTC + Rx where we compete) MAT’22 Sep

¹Only Omni-Channel. E-commerce data is part of total FMB Data not being exclusive

2 – Pesquisa: Opinion Box, 2021

Fonte: artigo da Head de E-commerce na unidade de consumo na Sanofi (Consumer Healthcare na Sanofi), Fernanda Buregio, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

 

 

 

 

 

Fotos: Shutterstock e Divulgação

Deixe um comentário