Brasil lança a primeira aceleradora social do mundo focada no combate à pobreza menstrual

Com apoio do Grupo Profarma, Panvel e Ibiapina, a Aceleradora impactará projetos de empoderamento a imigrantes, de mobilização social em periferias, e de protagonismo juvenil, com doação de absorventes e aporte de R$ 50 mil para cada

Always®, marca da P&G de cuidado íntimo, potencializa seu compromisso no combate à pobreza menstrual acelerando quatro projetos ao redor do Brasil que estimulam e propagam a conscientização, educação, orientação e empoderamento de pessoas que menstruam.

Com a importante contribuição do Grupo Profarma, da Panvel e do Grupo Ibiapina, a Aceleradora Social de Always promove impacto com investimento de R$ 50.000,00, doação de 100 mil absorventes Always® e mentoria do time de liderança da P&G às seguintes iniciativas:

  • Connect Brasil – projeto da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sul, que tem como objetivo auxiliar 200 mulheres imigrantes, que chegam à região da grande Porto Alegre em situação de vulnerabilidade social, com 10 oficinas de 2 horas, durante 10 meses, abordando temas para emponderá-las como: saúde íntima, saúde mental e mercado de trabalho. Nos dias dos encontros, cada participante receberá um kit de absorventes para o mês, com 50 unidades.
  • Fluxo Marés – projeto da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré que realizará atividades em diferentes espaços e favelas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com o intuito de fortalecer a distribuição de absorventes realizada pela Casa das Mulheres da Maré. Além de promover oficinas sobre pobreza menstrual, como com rodas de conversa sobre esse tema a partir de uma linguagem acessível e na perspectiva das mulheres que vivem na região; o projeto também busca levantar dados quantitativos sobre a situação das mulheres e meninas da Maré em relação à dignidade menstrual, com a formulação e distribuição de questionário para 200 mulheres que receberão absorventes.
  • Vozes Periféricas – projeto do Movimento Mulheres São Gonçalo, no Rio de Janeiro, tem como foco fortalecer a autoestima das pessoas que menstruam residentes em territórios de favelas, visando a conquista de direitos, ao mesmo tempo assegurando a visibilidade dos problemas que impactam negativamente o desenvolvimento local e a autonomia delas. Serão realizadas oficinas que promovem o acesso à informação e conhecimento de direitos, buscando estimular a mobilização social das pessoas moradoras de periferias, para que elas tenham voz e vez dentro dos territórios em que residem. O projeto atingirá diretamente 60 mulheres e 240 indiretamente, com acompanhamento especializado interdisciplinar com serviço social, psicologia e jurídico, além de doação de absorventes.
  • Menina Moça – projeto da União Comunitária De Desenvolvimento de Freixeiras, de Paracuru no Ceará, distribuirá absorventes nas escolas e instituições do terceiro setor da região, além de capacitar 50 adolescentes durante 08 meses com profissionais da saúde abordando temáticas sobre direitos humanos, pobreza menstrual, adolescência e juventude, entre outros. O intuito é diminuir a evasão escolar devido à pobreza menstrual, já que 1 a cada 4 meninas já faltou à escola por conta desse problema¹.

“Acelerar esses projetos e poder fazer parte da transformação, junto com parceiros tão importantes, é tangibilizar a missão da marca Always que nasceu para promover a confiança e segurança para que todos possam ser o que quiserem ser. Ao longo dos próximos meses, acompanharemos de perto todos os passos dessas instituições e fortaleceremos a atuação deles com mentoria e capacitações voltadas ao terceiro setor”, ressalta a diretora de marketing de Always, Natália Passarinho.

A seleção dos projetos contou com a avaliação da Fundação Amor Horizontal, parceira estratégica da P&G em projetos sociais.

Promovendo a cultura da doação, a FAH impacta diariamente a vida de mais de 59 mil crianças e jovens, oferecendo cuidados contínuos por meio da doação de produtos de necessidades essenciais para o seu desenvolvimento integral. Sua rede de 149 Projetos Sociais espalhados pelo Brasil permite que esse impacto seja permanente e que tenha a potência de mudar vidas e construir lindos futuros.

“O mais legal do Projeto da P&G é a possibilidade de atingirmos áreas muito remotas e de alta vulnerabilidade. Estamos falando desde uma comunidade rural do nordeste, até de mulheres imigrantes que vêm de vários países da América Latina para a região de Porto Alegre. Além de combater a pobreza menstrual, que já é uma causa urgente e que deveria ser tratada como problema de saúde pública, conseguimos combater a violência contra a mulher em várias esferas, oferecendo um milhão de outras ferramentas para que ela possa sair da situação que se encontra, tanto pela doação de absorventes, quanto pelo recurso doado para amparar as mulheres que possuem seus direitos violados.”, conta a diretora executiva da Fundação Amor Horizontal, Juliana Ayrosa. 

Essa iniciativa é mais um dos esforços que a marca direciona desde 2021 em prol da causa. Além de trazer o debate para este tema, Always já doou mais de 5 milhões de absorventes no Brasil e continua contribuindo positivamente para que a Pobreza Menstrual não seja mais uma realidade no país.

¹Pesquisa realizada pela Toluna, em 2021, encomendada pela marca Always.

Fonte: Always

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