Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), a losartana, o analgésico dipirona e os estimulantes sexuais sildenafila e tadalafila estão na lista de medicamentos genéricos mais vendidos em 2023. No País, o aumento da comercialização de genéricos em 2023 em relação ao ano anterior chegou a 5%.
Os medicamentos genéricos são produtos farmacêuticos que contêm os mesmos princípios ativos, na mesma dose e forma farmacêutica, e são equivalentes terapêuticos aos medicamentos de referência. A principal característica dos genéricos é a ausência de marca, sendo identificados pelo nome do princípio ativo. Eles são desenvolvidos após a expiração da patente do medicamento de referência, o que permite a entrada de concorrentes no mercado, promovendo a concorrência e, consequentemente, a redução de preços.
Os medicamentos genéricos são uma opção segura, eficaz e economicamente acessível para os pacientes, contribuindo para a ampliação do acesso aos tratamentos médicos. No entanto, é fundamental que sejam prescritos e utilizados sob a orientação de profissionais de saúde, garantindo a segurança e eficácia no tratamento.
Após 25 anos da lei, 37% dos medicamentos brasileiros são genéricos
Fonte e Foto: CFF