Brasil vive surto de dengue e testes de farmácia garantem resultados em até 15 minutos

Testes rápidos de dengue detectam dois anticorpos e possibilitam um tratamento correto da doença

Nas últimas semanas o Brasil tem vivido um surto de dengue, em que vários estados já registram situação de emergência e até epidemia. O país registrou mais de 920 mil novos casos prováveis da doença só em 2024, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Até o dia 27 de fevereiro, 184 pessoas já perderam a vida pela doença desde o início do ano e 609 óbitos estão em investigação.

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypt e os principais sintomas são dores de cabeça e pelo corpo, febre e náuseas. Há ainda a dengue hemorrágica, que se torna um quadro grave e, em grande parte dos casos, tende a aparecer manchas vermelhas na pele, sangramentos no nariz e na gengiva, dor abdominal intensa e quadros de vômitos. Nestes casos, é importante buscar ajuda médica rapidamente, pois a doença pode ser fatal.

Testes geram resultado em até 15 minutos

Apesar dos altos números de casos, a expectativa do Ministério da Saúde é de que os diagnósticos tenham um aumento ainda maior, podendo chegar a 4 milhões de casos de dengue. Mas nem todos os casos suspeitos de dengue são testados e confirmados, pois dependendo de quantos dias o paciente está com os sintomas, o teste não será útil, além de outros aspectos, como a avaliação médica, que pode descartar a doença. Por estes motivos, nem todos os casos são contabilizados, mas há uma enorme importância em realizar a testagem, principalmente na escolha da medicação para alívio dos sintomas. Alguns remédios devem ser evitados em suspeita de dengue, pois podem agravar a doença e gerar complicações.

Pensando em facilitar os diagnósticos e tirar dúvidas de pacientes que não querem aguardar em filas de laboratórios ou hospitais, testes de farmácia oferecem resultados em até 15 minutos.

“O uso de testes rápidos como método diagnóstico é um facilitador para a saúde pública e ter em mãos, um produto de alta eficiência e rapidez nos resultados como os testes da Advagen Biotech, tem efeito norteador aos profissionais da saúde bem como ao paciente a fim de que o tratamento clínico seja iniciado precocemente e torne-se efetivo”, destaca Camila Cordeiro, assessora científica da Advagen.

Epidemia de dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Fonte e Foto: Advagen Biotech

Deixe um comentário