Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde para vacinação de crianças

Instituto retomou a produção do imunizante e diz que ainda neste mês terá outras 2,5 milhões de dose prontas

O Instituto Butantan, em São Paulo, realiza hoje (19) a entrega de um milhão de doses do imunizante CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), com sede em Brasília, para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 no país.

A produção da vacina, que estava paralisada desde o início do ano, foi retomada no final de agosto após a chegada de um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da farmacêutica chinesa Sinovac, em quantidade suficiente para 6,5 milhões de doses do imunizante.

Contudo, o Ministério da Saúde efetuou a compra de somente um milhão de doses.

De acordo como Butantan, além do lote de imunizantes entregue nesta segunda, outras 2,5 milhões de doses estarão disponíveis para aquisição do Ministério ainda neste mês.

No final de julho, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou, então, a importação de 8 mil litros de IFA para a produção de 10 milhões de doses de CoronaVac voltadas para o público infantil.

Vacina da Pfizer para bebês e crianças 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última sexta-feira (16) a aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Até então, somente as maiores de 5 anos podiam ser vacinadas com imunizante da marca. A vacinação de crianças acima de 3 anos já estava liberada com CoronaVac.

Com a aprovação da Anvisa, o uso do imunizante da Pfizer voltado para crianças de 6 meses a 4 anos – que possui dosagem e composição diferentes do utilizado nas crianças de 5 a 11 anos – se torna permitido no país.

Entretanto, o MS, que é o responsável pelo calendário de vacinação e por comprar as doses e fazer o repasse aos estados, ainda não informou se já tem previsão de adquirir doses de imunizante para esse público.

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário