fbpx

Campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele tem adesão da Poupafarma

O câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos no Brasil

O câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma (o tipo mais agressivo da doença). Mas este número alarmante pode ser reduzido se pequenas atitudes de prevenção entrarem na rotina diária das pessoas. Por isso, este mês de dezembro, com a entrada do verão, uma ampla campanha de prevenção do câncer de pele, denominada Dezembro Laranja, ecoa em todo o País. A Poupafarma apoia a ação.

“A boa notícia é que 90% dos casos em que o problema é identificado logo no início, as chances de cura são bem-sucedidas”, explica a gerente do núcleo farmacêutico da rede Poupafarma, Ana Cláudia R. Hadid.

Prevenção é fundamental

O câncer de pele é um tumor maligno causado pela multiplicação desordenada de células na região da pele. Ele pode atingir qualquer pessoa que fique exposta muito tempo ao sol sem os cuidados necessários. Esta exposição excessiva é o principal fator de risco que pode desencadear a doença, que se manifesta como uma pinta ou mancha. “A prevenção é fundamental. Evitar ficar ao sol das 9h às 15h, usar protetor solar, chapéus de aba larga e óculos de sol com proteção UV são medidas eficientes. O bronzeamento artificial também não é recomendado”, diz Hadid.

Milhares de pessoas circulam nas farmácias da rede Poupafarma, diariamente. Mostrar a importância da prevenção do câncer de pele é uma maneira de multiplicar essa informação, uma vez que há uma significativa relação de confiança entre o cliente e o farmacêutico. “Nós, farmacêuticos, não fazemos o diagnóstico da doença, mas se detectamos qualquer irregularidade na pele orientamos a pessoa a procurar um médico dermatologista”, explica a gerente do núcleo farmacêutico.

Foto: Shutterstock
Fonte: Poupafarma

 

Deixe um comentário