Case: Pague Menos investe na gestão ESG e na transformação da farmácia em hub de saúde

Com a oferta de telemedicina, e a inclusão de novas modalidades de teleconsulta como teleaconselhamento, telenutrição e teleatendimento farmacêutico, a Pague Menos foca na saúde da população

A Pague Menos nasceu há 40 anos com o propósito de levar saúde e bem-estar para os brasileiros, o que a transformou num hub de saúde que tem se expandido cada vez mais, com o lançamento de novos produtos e serviços que apoiam a classe média expandida na atenção à saúde primária, a maioria sem planos de saúde, correspondente a 70% da população brasileira, de acordo com levantamento do IBGE antes do início pandemia, contribuindo para reduzir a pressão no sistema de saúde.

Confira a entrevista exclusiva para o Guia da Farmácia, com a presidente do Conselho de Administração da Pague Menos, Patriciana Rodrigues, uma das três mulheres que integram o conselho. Com isso, a Pague Menos é uma das poucas companhias no Brasil a ter uma mulher na presidência do colegiado, integrando um seleto grupo de 3% de empresas listadas no mais alto nível de governança da B3, o Novo Mercado, com três mulheres nos conselhos de administração e também na alta gestão das companhias – na rede de farmácias, elas ocupam 60% dos cargos de liderança.

“A Pague Menos acredita na diversidade e se empenha para ser uma empresa cada vez mais inclusiva às pessoas com deficiências, negros, mulheres, pessoas acima de 50 anos de idade e outros grupos”, afirma Patriciana, enfatizando que a adoção das melhores práticas ESG é tema prioritário para o Conselho de Administração por ela presidido.

Confira a entrevista a seguir:

Guia da Farmácia • Como começou a rede?

Patriciana Rodrigues • Foi em 1981 que Francisco Deusmar de Queirós inaugurou a primeira loja do que se tornaria a rede de Farmácias Pague Menos, hoje a terceira maior do País. Aberta na periferia de Fortaleza, a primeira farmácia faz par hoje com as demais 1.100 lojas – a única rede presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 20 mil colaboradores.

Neste aniversário de 40 anos, a Pague Menos segue trabalhando para expandir sua atuação como um hub de saúde omnichannel e, assim, chegar cada vez mais perto dos brasileiros. Para isso, conta com consultórios farmacêuticos em mais de 800 lojas, das 1.100 existentes atualmente, oferecendo mais de 50 serviços de saúde, entre eles consultas via telemedicina e testes clínicos, por preços acessíveis.

Ao longo de quatro décadas, a Pague Menos vem oferecendo soluções completas que garantem a qualidade de vida e o bem-estar dos clientes, com o já tradicional consultório de serviços farmacêuticos Clinic Farma como pedra angular do seu posicionamento. Para reforçá-lo, a rede conta ainda com o clube de benefícios Sempre Bem Club, Farmácias de Manipulação, Atendimento de Medicamentos Especiais (AME), linhas de Marcas Próprias, a plataforma de conteúdo Sempre Bem, parcerias e convênios com diversas empresas e laboratórios, Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM), entre outros.

Com uma estrutura omnichannel estabelecida, a rede possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Além do seu e-commerce, que já representa mais de 6% das vendas totais da companhia, a Pague Menos oferece facilidades como Clique&Retire – em que o comprador pode optar por retirar seus itens em uma loja física apenas uma hora depois da confirmação do pagamento da compra pelo site – prateleira infinita, lockers, atendimento farmacêutico telefônico pelo SAC Farma, e segue reforçando sua infraestrutura tecnológica para suportar o aumento de operações por meios digitais.

clinica-pague-menos-saúde

Guia • Em quais cidades/regiões estão situadas as lojas?

Patriciana • A Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, atua em mais de 320 municípios e conta com mais de 1.100 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir.

Desde a sua abertura de capital, ocorrido em 2 de setembro de 2020, a companhia está em um novo momento de expansão, com foco no Norte e Nordeste, regiões em que a Pague Menos já é líder no mercado varejista farmacêutico. Seguindo com o plano de expansão orgânica e reforço da marca nas regiões em que já detém liderança no mercado, a Pague Menos inaugurou neste ano, até setembro passado, 32 novas unidades em diferentes municípios do Norte de Nordeste do país. Entre os estados que receberam as novas unidades, estão Pernambuco, Piauí, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Pará, além de São Paulo.

No seu plano de expansão, a Pague Menos passou a dar ainda mais ritmo às inaugurações de novas unidades a partir do terceiro trimestre deste ano e abrirá 200 lojas até o final de 2022. Deste total, serão abertas 80 lojas em 2021. E no ano que vem, serão abertas mais 120 unidades. É importante destacar que, mesmo com a aquisição do portfólio de lojas da Extrafarma (a qual aguardamos aprovação da operação pelo CADE), continuamos com muitas oportunidades mapeadas para a expansão orgânica, e por isso o ritmo de abertura de lojas não será afetado.

No segundo trimestre de 2021, a Pague Menos acelerou o crescimento de vendas e registrou faturamento recorde de R$ 2 bilhões, alta de 20,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com incremento mesmas lojas de 19,7% e 18,9% em lojas maduras. O encerramento do segundo trimestre deste ano também registrou lucro líquido ajustado de R$ 71,6 milhões, o maior lucro trimestral da sua história, resultado que representa crescimento de 683% em relação ao 2T20.  No mesmo trimestre, a companhia investiu R$ 68,1 milhões – a maior parte desse valor foi direcionada para a expansão orgânica e reformas de lojas. 

Guia • Como a Pague Menos tem se diferenciado das outras redes?

Patriciana • A Pague Menos é disruptiva. Fazendo jus a este perfil, a companhia acelera cada vez mais a transformação digital e se fortalece como hub de saúde com incremento de produtos e serviços inovadores. Abaixo, seguem iniciativas da rede de farmácias que são diferenciais no mercado varejista farmacêutico brasileiro:

Hub de Saúde Pague Menos

Comprometida em levar bem-estar, qualidade de vida e, inclusive, carinho às pessoas, a Pague Menos não é apenas um local para compra de medicamentos, tornando-se um verdadeiro hub de saúde. Este laço de cuidado e carinho que a companhia tem se faz presente em cada atendimento dos seus farmacêuticos, em cada produto que a rede de farmácias faz chegar à casa das pessoas. Assim como as unidades atuais, todas as novas farmácias da rede contam com alto padrão de tecnologia que garante atendimento de acordo com o perfil e as necessidades de nossos clientes.

Cada vez mais abrangente, o Hub de Saúde Pague Menos vem se expandindo com a aceleração digital, provocada pela pandemia de covid-19, e com o lançamento de novos produtos e serviços que apoiam a classe média expandida na atenção à saúde primária – e contribuem para reduzir a pressão no sistema de saúde. Presente em mais de 800 lojas da Pague Menos, o Clinic Farma é considerado a pedra angular do nosso hub de saúde.  Em todas essas lojas oferecemos cuidados com a saúde primária. No segundo trimestre deste ano, para se ter uma ideia, os consultórios farmacêuticos Clinic Farma registraram novo recorde histórico de 760 mil atendimentos e adesão de 6,8% da base total de clientes. No mesmo período, houve aumento de 71,1% em serviços digitais, atingindo 7,4% das vendas totais.

Diferentemente de ambulatórios de farmácias – área reservada para aplicação de injeções e aferição de pressão arterial – o Clinic Farma é um consultório farmacêutico que oferece esses serviços e também atendimento para tratar diversas doenças, com presença do farmacêutico em tempo integral e do médico, nas consultas via telemedicina. Com 46 serviços de saúde em seu portifólio, ele oferece acompanhamento para as principais patologias da população brasileira como diabetes e hipertensão; perda de peso; parar de fumar; aferições de colesterol; esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos; vacinação contra gripe, HPV e outras doenças; teste para dengue, além outros serviços e exames simples.

Omnicanalidade

Para vender e entregar produtos farmacêuticos e de bem-estar onde e como o cliente quiser, a plataforma omnichannel continua se desenvolvendo rapidamente e promovendo integração completa entre lojas físicas, site, app, marketplace, televendas, plataforma de conteúdo e parceiros. Ela intensifica a forte sinergia existente entre todos os produtos e serviços do hub, que também inclui farmácia de manipulação; Atendimento de Medicamentos Especiais (AME); Plataforma Sempre Bem; Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM); SAC Farma; programa de assinatura com descontos progressivos, além de convênios e parcerias.

No segundo trimestre de 2021, as vendas dos canais digitais expandiram 71,1%, atingindo 7,4% das vendas totais. Nas regiões Sul e Sudeste, onde o e-commerce está em estágio mais maduro, a participação de vendas digitais atingiu 13,2% e 14,4% respectivamente.

No mesmo período, o AME, que possui mais 400 itens cadastrados nas áreas de oncologia, reprodução humana e ortopedia, entre outras, passou a ofertar de forma pioneira no varejo farmacêutico nacional, a toxina botulínica, direcionada exclusivamente para profissionais da área da saúde e clínicas médicas, no formato B2B. Esse e outros lançamentos levaram o canal a registrar crescimento recorde de 273% contra o mesmo trimestre de 2020.

Além disso, também foi ampliado o alcance do Programa de Suporte ao Paciente (PSP AME), duplicando a quantidade de clientes com acompanhamento do tratamento e atendimento personalizado pelo canal.

Marcas Próprias

Estabelecidas desde 2008, as Marcas Próprias da Pague Menos são referência no varejo farmacêutico pelo tamanho do seu portfólio, que conta com nove marcas e aproximadamente mil itens. Essa categoria também se destacou no segundo trimestre de 2021 com R$ 125,2 milhões em vendas, o que representou crescimento de 22,5% em relação aos meses de abril, maio e junho de 2020, totalizando 6,2% das vendas totais.

Informação para saúde e bem-estar

Um dos diferenciais da Pague Menos, a plataforma de conteúdo Sempre Bem, continua a aumentar o engajamento de clientes por meio de uma estratégia efetiva de comunicação 360º, que contempla mídias sociais, programa de TV, portal e revista. A Pague Menos foi reconhecida pela segunda vez consecutiva como a rede de farmácias líder em engajamento nas redes, de acordo com a pesquisa Social Analytics Varejo Farmacêutico 2021, publicada pela plataforma de big data Zeeng.

fachada-pague-menos-saúde

Hub de saúde

O Hub de Saúde Pague Menos tem se tornado uma solução cada vez mais abrangente para a promoção de saúde e bem-estar dos brasileiros. No segundo trimestre de 2021, a Pague Menos avançou na proposta de consolidar suas lojas como postos de atendimento primário. Os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma atingiram novo recorde: 760 mil atendimentos e adesão de 6,8% da base total de clientes. No acumulado do primeiro semestre, ultrapassou 1,4 milhão de atendimentos, crescimento de 74% sobre o registrado em todo ano de 2020, e mais de 1 milhão de testes de Covid-19.

O Clinic Farma é considerado a pedra angular do Hub de Saúde Pague Menos e é fundamental para apoiar os 70% da população brasileira, que de acordo com pesquisa do IBGE de 2019, não têm acesso a planos de saúde. Com mais de 50 serviços de saúde em seu portifólio, ele oferece acompanhamento para as principais patologias da população brasileira como diabetes e hipertensão; perda de peso; parar de fumar; aferições de colesterol; esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos; vacinação contra gripe, HPV e outras doenças; teste para dengue, além outros serviços e exames simples. Além disso, o Clinic Farma é uma poderosa alavanca de fidelização, os clientes que utilizam os serviços têm histórico de compra de três vezes mais em relação aos demais clientes.

A oferta de telemedicina nas lojas e no site foi ampliada, com a inclusão de novas modalidades de teleconsulta como teleaconselhamento, telenutrição e teleatendimento farmacêutico.  Além disso, a Pague Menos firmou parceria com a Saúde ID, do Grupo Fleury, para a utilização da tecnologia TytoCare em telemonitoramento assistido pelo farmacêutico da loja. A tecnologia permite que os médicos tenham acesso a imagens e sons de alta qualidade e ainda à utilização de equipamentos complementares de aferição de parâmetros fisiológicos, facilitando o desfecho clínico dado pelo médico, serviço que se encontra em fase piloto. Há, ainda, várias parcerias da rede para o Clinic Farma, como com o Hapvida, em que a Pague Menos oferece gratuitamente, uma vez por semana, a aferição de pressão arterial e glicemia dos conveniados do plano de saúde, garantindo atenção e saúde a todos.

Para ampliar o apoio à população atendida, o Hub de Saúde Pague Menos foi reforçado com o Sempre Bem Club. Com mensalidades a partir de R$ 20,90, o produto é um clube de benefícios desenvolvido em parceria com a TEM Saúde, a Memorial International e a e-Pharma, com planos de descontos em uma rede de mais de 6 mil consultórios médicos e laboratórios. Além disso, recentemente também foi anunciada a parceria exclusiva com o Banco PAN e a healthtech Avus que formam o Saúde PAN, uma plataforma centralizadora de serviços e benefícios médicos, odontológicos e farmacêuticos. A ideia é oferecer aos correntistas do banco uma alternativa focada em saúde preventiva, com baixo custo e sem carência. Com valor fixo inferior a R$ 10 por mês, o cliente terá direito a utilizar telemedicina, plantão online 24h, descontos em medicamentos, em exames e outros 29 serviços farmacêuticos, tais como aferição de pressão, realização de teste de gravidez e de glicemia, nas unidades do Clinic Farma em todo Brasil. As consultas presenciais contam com mais de 80 especialidades e custam a partir de R$ 19,90. Os clientes têm acesso a mais de 20 mil profissionais de saúde, espalhados por todo o país.

loja-pague-menos-saúde

Guia •Quais os próximos projetos da rede?

Patriciana • Os próximos projetos da Pague Menos objetivam dar continuidade e reforço à expansão orgânica e no nosso fortalecimento como hub de saúde, que é suportado com omnicanalidade e CRM para atender nosso cliente onde e como ele desejar – e com o que precisar. Vamos continuar ampliando os serviços oferecidos pelo Clinic Farma – que é a pedra angular desse hub de saúde – e nos nossos canais digitais como marketplace e app.

Estão ainda no nosso escopo utilizar cada vez mais nossa frente de convênios e parcerias, principalmente com a monetização de serviços e ainda avançar na nossa estratégia de expansão de sortimento de lojas. E pretendemos continuar ampliando a oferta de telemedicina nas lojas com a inclusão de novas modalidades de teleconsulta como teleaconselhamento, telenutrição e teleatendimento farmacêutico.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Pague Menos 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário