Centro de Inovação da P&G tem quase 60% de cientistas mulheres

O LAIC é um espaço dedicado para Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil e de toda a América Latina

A P&G celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado dia 11 de fevereiro, reforçando a importância das cientistas que promovem as inovações de mais de 20 marcas, para atender melhor os consumidores de todo o Brasil e a América Latina, em seu Centro de Inovação (LAIC).

No LAIC, 58% do time de cientistas é composto por mulheres, com 56% delas em cargos de liderança, quando dados da Unesco indicam que apenas 30% dos cientistas no mundo são mulheres. O Relatório de Ciência da entidade ainda ressalta que as mulheres têm menos chance de se tornarem cientistas seniores, recebem menos financiamento de pesquisa do que os homens e têm menos probabilidade de serem promovidas.

“As mulheres podem fazer ciência e o que mais elas quiserem. Queremos fazer parte da transformação e influenciar positivamente toda a nossa cadeia e a sociedade. Trabalhamos todos os dias para isso, seja com nossos produtos, com as comunicações de nossas marcas, e internamente, como esse time maravilhoso de cientistas mulheres fazendo a diferença diariamente. A Equidade e Inclusão é uma verdade na P&G muito antes de se tornar uma hashtag, faz parte dos nossos princípios e da nossa estratégia de negócio”, afirma Marjorie Teixeira, diretora Sênior de Comunicação e ESG para o Brasil e a América Latina.

A busca pela equidade faz parte da história da companhia, sendo uma das pioneiras em empregar mulheres na linha de produção das fábricas em 1884, há quase 140 anos. Em 1890 a P&G abriu seu primeiro laboratório de pesquisa, que contou com a primeira mulher em um cargo técnico. Anos depois, em 1926, foi contratada a primeira mulher PhD, Elsa Schulze. Ela se tornou líder do próprio departamento e foi responsável por contratar mais 37 cientistas químicas. Além disso, a responsável pela criação das fraldas Pampers foi uma mulher: Norma Becker, que co-liderou o trabalho de desenvolvimento da primeira fralda descartável acessível que chegou ao mercado em 1961.

Atualmente a companhia atingiu a igualdade em seu quadro de funcionários com 50% de mulheres em nível gerencial, e adota diversas medidas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Um exemplo é a Política de Licença Parental, em que os funcionários, quando se tornam pais (biológicos, adotivos, casais homo ou heteroafetivos), podem tirar até 8 semanas de licença. Nos casos em que os funcionários mostram a vontade de se dedicar mais a família, a P&G também busca conciliar suas práticas com as necessidades deles, oferecendo alternativas, como a política de licença não remunerada ou de jornada parcial de trabalho.

A companhia também vê a importância de promover a diversidade e a inclusão em todas as regiões em que atua e quer levantar importantes discussões que gerem confiança para as pessoas independentemente de etnia, religião, gênero, orientação sexual, condição física e cultura. Por isso, também é participante e parceira de movimentos que visam alcançar e promover cada vez mais a igualdade de gênero no ambiente profissional e na sociedade, como o Movimento Mulher 360, WEConnect International, ONG Catalyst, United Way, entre outros.

Fonte e Foto: Pantene

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