China aprova primeira vacina nasal contra Covid-19

Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol

As autoridades chinesas aprovaram a primeira vacina nasal contra a Covid-19 do mundo. O imunizante Convidecia foi desenvolvido pela farmacêutica CanSino Biologics e será usado como dose de reforço na China.

A vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e será administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.

A saber, cientistas de vários países do mundo, como Cuba, Canadá e Estados Unidos, estão trabalhando em vacinas que podem ser administradas pelo nariz, via de entrada do coronavírus.

De acordo com especialistas, a vacina aplicada no nariz pode ajudar a acabar com a pandemia de Covid-19.

O vírus da Covid-19 entra pelas vias respiratórias, e, num primeiro momento, fica por ali mesmo, se multiplicando nas mucosas, onde os anticorpos, gerados, então, pelas vacinas atuais, não conseguem chegar.

A vice-presidente do Instituto Sabin/EUA, Denise Garrett, explicou, portanto, que o nariz é a porta de entrada do vírus. “Para parar a infecção, é importante vacinas que vão atuar na mucosa nasal, aqui na porta de entrada do vírus”.

O diretor do laboratório de Imunologia do Incor, Jorge Kalil, completou: “se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz. Você elimina o vírus na entrada. Porque as pessoas, mesmo vacinadas atualmente, podem ainda infectar o nariz e distribuir o vírus para várias outras pessoas”.

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário