Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Com 7,5 canais visitados, 2023 marca estabilização da omnicanalidade no Brasil
    Notícias

    Com 7,5 canais visitados, 2023 marca estabilização da omnicanalidade no Brasil

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia18 de março de 2024Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    com-75-canais-visitados-2023-marca-estabilizacao-da-omnicanalidade-no-brasil
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    O ano de 2023 presenciou a estabilização do omnichannel. Ao longo dos 12 meses, o consumidor brasileiro visitou, em média, 7,5 canais para realizar compras. Em paralelo, o número de estabelecimentos acessados em 2022 foi de 7,7. 

    Os dados fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens massivos de consumo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

    Com a estabilização da omnicanalidade, as rendas mais baixas limitam a quantidade de canais, mas não trazem carrinhos mais vazios. Os consumidores cautelosos, que visitam até quatro estabelecimentos, passaram de 7,9% da população em 2022 para 11,1% no ano seguinte.

    Este grupo é composto, principalmente, por famílias com cinco ou mais pessoas e que integram as classes D e E. Mensalmente, realizam cerca de seis visitas aos canais e gastam, em média, R$ 536. São adquiridas 15 unidades por viagem – alta de 22% na comparação entre 2022 e 2023.

    Enquanto isso, os consumidores experientes (oito ou mais canais) realizam 12,8 visitas aos pontos de compra no mês e levam apenas nove unidades por viagem. Já os experimentadores (de cinco a sete canais), contemplam 9,7 ocasiões e 11 itens por jornada.

    Em relação aos canais, o varejo tradicional se consolida com itens mais baratos e em jornadas mais enxutas (45,8% dos produtos são adquiridos por compradores cautelosos). Já a premiunização no Cash and Carry (C&C), modelo de negócio baseado no autoatendimento, se intensifica em jornadas mais longas (23% dos itens são comprados por clientes experientes).

    Além disso, o padrão de gasto diferente se reflete no comportamento. Os cautelosos, por exemplo, dão preferência às missões de abastecimento (61%) e à cesta de mercearia salgada (13%). Entre os experientes, por sua vez, despontam as missões de necessidades específicas e de proximidade (27%) e a cesta de bebidas (21%).

    Vale destacar ainda que, compondo a jornada de compra do shopper em diversos momentos, as promoções voltam a ganhar espaço. Isso é sentido especialmente no canal tradicional (subiu de 11% em 2022 para 12,7% no ano seguinte) e no C&C (de 16,7% para 17,2%, respectivamente).

    Gangorra dos canais

    O e-commerce volta a recuperar novos lares, sendo os aplicativos e sites de varejistas os principais responsáveis pela ascensão (alta de 1 ponto percentual em penetração ao confrontar 2022 e 2023). Com isso, o canal é marcado por crescimento em 179 mil lares no Brasil.

    As classes A e B (39% em relevância de unidades) e a faixa etária mais jovem, de 30 a 39 anos (24% em relevância de unidades), passaram a comprar via loja virtual e auxiliaram nessa subida. Há destaque também para a recompra (+9%) e para as missões de reposição (+44%). 

    Enquanto isso, as farmácias passam por uma transformação na sua especialidade. O mercado de balcão, conhecido como OTC, perde espaço em seu principal canal. Os analgésicos apresentaram queda de 3,0 pontos percentuais (p.p.) no período estudado. Também houve redução de 2,7 p.p. nas vitaminas.

    A cesta de Higiene & Beleza, contudo, se desenvolve dentro do canal com itens acessíveis. Aqui, pós-shampoo (+3,1 p.p.), desodorante (+2,6 p.p.) e sabonete (+2,3 p.p.) são os maiores agregadores.

    Os dados acima são do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão do consumo em 360º dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Já para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 47 milhões de indivíduos.

    A omnicanalidade da Raia Drogasil diante das boas estimativas para o e-commerce brasileiro

    Fonte: Kantar

    Foto: Shutterstock

    Kantar omnicanalidade omnicanalidade Kantar omnicanalidade pesquisa
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    RD Saúde abre mais de 3 mil vagas em todo Brasil

    13 de junho de 2025

    Como prevenir crises de rinite e asma na época mais fria do ano?

    13 de junho de 2025

    Pague Menos e Extrafarma são indicadas ao Prêmio Reclame Aqui 2025

    13 de junho de 2025

    Panvel promove ações gratuitas de saúde em junho

    13 de junho de 2025

    Rede Drogal planeja expansão para 435 lojas em 2025

    12 de junho de 2025

    Ministério da Saúde critica projeto de venda de medicamento sem receita em supermercado

    12 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    RD Saúde abre mais de 3 mil vagas em todo Brasil

    13 de junho de 2025

    Como prevenir crises de rinite e asma na época mais fria do ano?

    13 de junho de 2025

    Pague Menos e Extrafarma são indicadas ao Prêmio Reclame Aqui 2025

    13 de junho de 2025

    Panvel promove ações gratuitas de saúde em junho

    13 de junho de 2025

    Unilever lança nova categoria de desodorante corporal com Dove e Rexona

    12 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.