A Kantar projeta crescimento de 5,5% em unidades de bens massivos de consumo na América Latina em 2024. O novo estudo da companhia visa entender o possível desempenho da cesta com base no comportamento do consumidor.
“Ainda temos um nível básico de consumo da categoria em comparação com outras regiões globais. A despesa média dos latino-americanos, por exemplo, é 30% inferior à dos britânicos. Porém, se olharmos para o volume da cesta desde 2007, somos a região que mais se desenvolveu”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar.
O Índice de Pressão da Kantar, que avalia fatores econômicos como desemprego, pressão sobre os preços e evolução do Produto Interno Bruto (PIB), confirma o momento favorável na maior parte dos países que compõem a América Latina.
Brasil e México continuam a apresentar os melhores desempenhos da região, mas já não são os únicos. América Central, Peru e Equador se aproximam da média positiva, seguidos por Colômbia, Bolívia e Chile – este último interrompendo a tendência negativa. A Argentina é o único país na contramão, uma vez que atravessa instabilidade econômica.
Impulsionadores do desempenho
Mais do que projetar o crescimento da cesta de bens massivos de consumo, a Kantar aponta quais são os impulsionadores desse desempenho positivo.
O primeiro fator é o aumento dos carrinhos, possibilitado pela redução da inflação e pelo resgate do poder de compra. “No final de 2023, as famílias começaram a recuperar o tamanho e a ajustar a frequência. Esperamos que isso continue em 2024. Sem deixar de lado as pequenas missões, teremos uma recuperação das compras maiores, como abastecimento ou reposição – justamente aquelas que mais vinham impactando o desempenho da categoria”, explica Marcela.
Esta mudança na dinâmica de compra coincide também com um novo momento do omnichannel. Após aumento de 20% no número de canais visitados desde 2020, as famílias latino-americanas já aprenderam sobre os diferentes formatos e podem deixar a experimentação de lado. Agora, a tendência é utilizá-los da melhor forma conforme a necessidade.
É válido destacar que as classes sociais mais baixas foram as que mais adotaram essas mudanças. Desde 2021, trata-se do grupo que mais aumentou o número de canais visitados. Isso, inclusive, graças ao maior acesso aos meios de pagamento. Quase 20 milhões de latino-americanos dessas classes acessaram cartões desde 2021. Atualmente, 73% usam o método para as compras.
Valores subjetivos impactam as escolhas do consumidor
O estudo da Kantar ainda descobriu que os valores dos consumidores também impactam diretamente nas escolhas de compra e consumo.
Nesse contexto, desponta a preocupação ambiental. Hoje, as famílias mais preocupadas com o meio ambiente já representam mais da metade da população latino-americana. A expectativa da Kantar é que esse cenário continue crescendo em relevância neste ano, até atingir 70% em 2025.
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Estudo da Kantar aponta como diferentes gerações consomem produtos de beleza
Fonte: Kantar
Foto: Shutterstock