Como a saúde mental pode afetar diretamente a saúde do sorriso?

Especialista explica como algumas condições relacionadas a mente podem afetar a região da boca, causando problemas muitas vezes irreversíveis

Muitas pessoas prezam por manter a saúde bucal em dia, temendo problemas que prejudiquem a estética do sorriso e a mastigação. Mas, o que grande parte da população não sabe, é que a falta da saúde mental oferece grandes riscos para a boca, podendo acarretar problemas graves na região, decorrente de doenças, como depressão, ansiedade, estresse e transtornos alimentares.

Letícia Rigo, consultora da GUM®, marca especialista em produtos inovadores para cuidados bucais, explica que a falta de cuidado pode causar desde cáries e gengivites, até dores de cabeça. “Pessoas com doenças mentais graves possuem maiores chances de sofrer danos na região em comparação com a população geral. E, uma das razões para isso é a falta de atenção na higiene e no foco em hábitos saudáveis”, afirma.

Muitos desses problemas também são gerados pela depressão, visto que pessoas com essa condição sentem grande indisposição para realizar tarefas básicas do dia a dia, incluindo escovar os dentes, que é um fator fundamental para evitar o aparecimento das temidas lesões de cárie. “Estresse, ansiedade e depressão facilitam o aparecimento de diversas alterações no sistema estomatognático – responsável pelas estruturas bucais – como: bruxismo, apertamento dos dentes, dores de cabeça e na região da articulação têmporo-mandibular e desgaste da estrutura dental”.

A especialista explica que, “uma das maneiras de prevenir é realizar a higiene bucal de forma correta, com a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia, utilização do fio dental, troca da escova periodicamente e consultas regulares ao dentista. Além disso, a língua e a gengiva também precisam de cuidados especiais. Mas, nos casos que envolvem transtornos mentais, é imprescindível o tratamento com um especialista”, ressalta.

Letícia reitera que é importante buscar um profissional para diagnóstico e orientação correta. “Geralmente as pessoas procuram o especialista quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista antes para uma avaliação e profilaxia regular, impede o aparecimento de várias doenças”, finaliza.

4 produtos para ter a pele e o sorriso em dia

Fonte: GUM

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário