Confira o relatório de gestão de 2023 da gerência geral de medicamentos da Anvisa

Publicação traz os progressos e desafios na regulação de medicamentos sintéticos e semissintéticos no ano de 2023

A Anvisa divulgou, nesta segunda-feira (5/2), o Relatório de Gestão da Gerência Geral de Medicamentos (GGMED). O documento apresenta uma análise abrangente dos avanços e desafios na regulação de medicamentos no Brasil.

Deve-se enfatizar a evolução nas atividades relacionadas à regulação de medicamentos, reconhecendo a importância decisiva do capital humano especializado e de medidas estratégicas para aprimorar os processos e adotar melhores práticas.

Os dados apresentados, como o recorde de deferimentos de registros de medicamentos genéricos, similares, novos e inovadores, indicam avanços concretos em eficiência e o compromisso da Agência com a política de genéricos e com a política de inovação.

Diante da necessidade de medidas estratégicas para aprimorar os processos e adotar melhores práticas em um ambiente regulatório cada vez mais dinâmico, também são discutidos os projetos em andamento e a perspectiva de rápida expansão da colaboração entre autoridades reguladoras.

O relatório ressalta desafios persistentes, como a urgência em reduzir os prazos para início de análise dos processos de registro e a necessidade de destinar mais recursos humanos para a análise dos pedidos e de modernizar as ferramentas de tecnologia da informação.

O relatório não apenas destaca conquistas, mas também discute estratégias futuras, apontando para a necessidade de ações proativas da Agência diante dos desafios em constante evolução na regulação de medicamentos.

A área de registro de medicamentos da Anvisa vem se preparando para dar suporte, no âmbito de suas competências, ao fortalecimento da política industrial do Brasil, que tem por objetivo gerar ganhos de competitividade e benefícios para a população, como maior facilidade no acesso à saúde.

A Agência vem adotando medidas regulatórias inteligentes, mas há a real necessidade do aumento da força de trabalho especializada, visando a melhoria da eficiência, a redução dos prazos e avanços no desenho de um programa de orientação e aconselhamento científico para a indústria nacional, gerando maior inovação em medicamentos no país.

Confira o relatório na íntegra: Relatório de Gestão da Gerência Geral de Medicamentos – GGMED/DIRE2/ANVISA.

Fonte: Anvisa

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário