Consumo de antibióticos em Portugal baixou 20% nos primeiros nove meses do ano

Nos primeiros nove meses do ano foram dispensadas menos 1.249.637 embalagens de antibióticos em Portugal do que no mesmo período do ano anterior

A dispensa de antibióticos nas farmácias comunitárias baixou 20% entre janeiro e setembro de 2020, com menos 1,2 milhões de embalagens relativamente ao período homólogo.

Os dados são da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), e indicam que nos primeiros nove meses do ano foram dispensadas nas farmácias comunitárias menos 1.249.637 embalagens de antibióticos do que no mesmo período do ano anterior.

A média de embalagens de antibióticos dispensada nas farmácias passou de 17,46 doses diárias definidas por mil habitantes por dia (DHD) para 13,97 DHD.

Portugal ficou a baixo da média Europeia no uso de antibióticos

De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Portugal voltou a ficar abaixo da média Europeia em 2019, tanto a nível hospitalar como no consumo em meio ambulatório.

Para além disso, Portugal é ainda referido, a par da Noruega, como um dos países onde a redução do consumo de carbapenemes (classe de antibióticos que é muito importante preservar, uma vez que é considerada terapêutica fim de linha em infeções graves) foi considerada estatisticamente significativa entre 2010 e 2019.

No entanto, estes dados foram tornados públicos quando se assinala o Dia Europeu do Antibiótico e numa altura em que o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde estão a promover uma campanha alargada no âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos.

Consumo de analgésicos e vitaminas cresce durante a pandemia 

Mais vitaminas, menos antibióticos: o consumo de medicamentos na pandemia 

Consumo de vitamínicos cresce 29% em um ano 

Consumo de medicamento genérico foi maior neste ano 

Fonte: Netfarma

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário