Probióticos podem compensar danos intestinais causados por uso de antibióticos, aponta estudo

Suplementação ajuda a prevenir ou diminuir os efeitos negativos dos remédios na composição e diversidade da microbiota intestinal

Um estudo feito por pesquisadores americanos e mexicanos, relatou que ingerir probióticos pode compensar os danos causados pelo antibiótico no tratamento de infecções bacterianas Probióticos danos intestinais.

A pesquisa, publicada esta semana no Journal of Medical Microbiology, sugere que os probióticos podem prevenir, ou pelo menos diminuir, os efeitos negativos dos remédios na composição e diversidade da microbiota intestinal, reduzindo assim, o risco de diarreia associada a antibióticos.

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, proporcionam um grande benefício para a saúde, pois são bactérias benéficas para o organismo humano.

Iogurte e kefir, por exemplo, são alimentos probióticos facilmente encontrados para consumo.

A professora da Texas Christian University e principal autora, Elisa Marroquín, relata sua avaliação e acredita que o estudo pode ajudar a diminuir as preocupações entre os profissionais de saúde sobre a prescrição concomitante de probióticos com tratamentos antibióticos.

“Embora haja uma preocupação em mudar a composição microbiana intestinal inicial tomando probióticos durante intervenções com antibióticos, com base nas evidências humanas disponíveis, sugerimos que os profissionais de saúde continuem recomendando probióticos quando antibióticos são prescritos”, disse a especialista, em comunicado.

Apesar dos antibióticos serem eficazes contra bactérias que fazem mal à saúde humana e causam infecções com potencial fatal, esses remédios também podem afetar e prejudicar a composição, além da função da microbiota intestinal.

Devido a isso, o uso de antibióticos pode reduzir a diversidade e abundância de bactérias intestinais boas e permitir a infecção ou proliferação de bactérias que não pertencem ao corpo humano.

Estudos, então, sugerem que as alterações na microbiota intestinal associadas a antibióticos podem provocar diarreia e outros sintomas gastrointestinais em até 35% das pessoas que fazem uso do remédio para combater uma infecção bacteriana.

Embora os sintomas da diarreia associada a antibióticos sejam geralmente leves, os casos graves estão diretamente associados à descontinuação do uso de antibióticos e aumento da morbimortalidade.

Fonte: INMagazine

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário