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Consumo de produtos de men care cresce mais 14% no Brasil em 2022

Vendas superaram os US$ 5,4 bilhões e consolidam do país na segunda posição do mercado global

O homem brasileiro se destaca no consumo de produtos de cuidados pessoais e esse interesse só vem crescendo nos últimos anos. Entre 2021 e 2022, as vendas de itens de men care cresceram 14,45%, chegando a US$ 5,410 bilhões, segundo a Euromonitor International. O resultado consolida o país na segunda posição do mercado global, atrás apenas dos Estados Unidos e bem à frente da Alemanha, que ocupa a segunda posição.

O interesse do homem brasileiro pela clean beauty, especialmente os mais jovens, vem aumentando e está relacionada com a ciência. Pesquisa realizada pela Mintel no ano passado revelou que 26% dos homens de 25 a 34 anos definem beleza limpa como “comprovado pela ciência”, em comparação a 17% das mulheres na mesma faixa etária.

Enquanto 44% dos homens de 25 a 34 anos concordam totalmente que as marcas costumam alegar serem éticas ou sustentáveis como estratégia de marketing, 29% dizem que estão dispostos a gastar mais em produtos de beleza e cuidados pessoais desenvolvidos por cientistas/pesquisadores, em comparação a 19% das mulheres na mesma faixa etária.

“Homens jovens representam uma oportunidade interessante para marcas de beleza limpa porque, embora sejam céticos em relação às mensagens das marcas sobre seus produtos, comprovação científica e produtos desenvolvidos por cientistas/pesquisadores os atraem a comprar e, em alguns casos, a gastar mais. Nossa pesquisa mostra que um terço (34%) dos homens de 25 a 34 anos dizem que compram produtos de beleza limpa porque eles oferecem padrões de segurança mais altos”, ressaltou Amanda Caridad, analista sênior de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel.  “Além dos conceitos que envolvem ética e sustentabilidade, o movimento clean beauty reforça a busca dos consumidores por produtos que sejam eficazes, não ofereçam riscos à saúde humana e tragam benefícios com respaldo científico”.

Men care nas redes

Levantamento da Comscore sobre beleza e lifestyle, mostrou que, além de as categorias de fragrâncias/cosméticos e de beleza/moda serem mais consumidas por internautas das classes C e B, com 23,6 milhões e 28,6 milhões de visitantes únicos, respectivamente, os homens já representam 28% do público que busca conteúdos sobre beleza nas redes sociais.

“Os hábitos de consumo mudaram ao longo do tempo, mas os segmentos de beleza e lifestyle seguem atraindo grande interesse do público na internet. Vemos novas tendências e novidades surgindo a todo momento para atender aos desejos e anseios dos clientes e as redes sociais potencializam esse mercado”, afirmou Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

No que diz respeito aos hábitos de consumo do brasileiro, o levantamento da Comscore aponta que 28,9 milhões de pessoas usam a internet com frequência para planejar suas compras de cosméticos, enquanto 33,9 milhões acreditam que comprar online torna a vida mais fácil e 31,6 milhões concordam que essa opção é segura. Para 68% dos internautas homens com mais de 18 anos é importante se manter com aparência jovem e para 67% deles é importante estar atrativo para outras pessoas.

Foto: Shutterstock

Fonte: Cosmetic Innovation

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