Couro cabeludo blindado

Dermatite seborreica causa descamação e é uma inflamação crônica na pele, com maior incidência durante o outono e inverno.

O outono e inverno, estações mais frias do ano, trazem alguns hábitos no dia a dia. Menor exposição ao Sol, a temperatura da água do banho aumenta e o tempo debaixo do chuveiro costuma ser maior. Mas tais hábitos podem alterar a pele e o cabelo, deixando também o corpo mais suscetível ao aparecimento de algumas doenças. Uma delas é a dermatite seborreica no couro cabeludo.

O quadro se caracteriza como uma inflamação crônica na pele que pode surgir, principalmente, nas regiões que possuem um grande número de glândulas sebáceas. O problema causa descamação da pele e vermelhidão.

O aspecto da dermatite seborreica no couro cabeludo pode ser visualizado pelas casquinhas brancas que se formam devido à descamação. E há diversos fatores que contribuem para essa condição. Aspectos genéticos e predisposição familiar podem ser grandes influenciadores no desenvolvimento da inflamação seborreica. Uma das causas está na presença de um fungo chamado Malassezia, que habita normalmente o couro cabeludo, mas quando há um desequilíbrio, ele começa a se proliferar anormalmente, o que leva à descamação e, muitas vezes, à coceira na região.

“A dermatite seborreica é uma dermatose multifatorial. Ela é uma inflamação que provoca vermelhidão e descamação de algumas áreas da pele, principalmente em áreas ricas em glândulas sebáceas. Embora exista uma predisposição genética, fatores como estresse, fadiga extrema, cosméticos oleosos, distúrbios hormonais, falta de exposição ao Sol e alguns medicamentos, podem funcionar como gatilhos das crises”, explica a dermatologista do Hospital Leforte, Dra. Silvia Nobre.

Contudo, nem todos que têm dermatite seborreica sabem, lembra a dermatologista especialista em tricologia médica, Dra. Caroline Goulart. Uma vez que o quadro inicial pode se apresentar sem coceira e sem descamação a olho nu, apenas visualizado em um exame de imagem que permite melhor observação do couro cabeludo, chamado tricoscopia.

“Uma das maiores causas de dermatite seborreica é a lavagem incorreta dos cabelos, que devem ser higienizados em dias alternados ou todos os dias, de preferência pela manhã. Lavar à noite e dormir com os cabelos molhados não é indicado, pois, ao deitar, pode-se ‘abafar’ o couro cabeludo, o que leva ao aumento da temperatura e o fungo se prolifera ainda mais, piorando o quadro”, conclui a Dra. Caroline.

Foto: Shutterstock e Guia da Farmácia

Deixe um comentário