Covalenty traz novas soluções para farmácias de bairro

Com a meta de facilitar a compra de medicamentos e outros produtos de cuidado pessoal, empresa promete economia de até 90% do tempo gasto no processo e redução de até 15% no valor da compra, com serviço 100% gratuito

Com a meta de empoderar pequenas e médias farmácias, oferecendo uma solução de compras capaz de conectá-las aos fornecedores e às indústrias, nasceu a Covalenty.

Por meio da plataforma desenvolvida pela startup, as farmácias podem comparar preços aplicados pelas distribuidoras de fármacos e produtos de cuidados pessoais e agilizar a emissão de pedidos por via eletrônica. Na prática, o sistema exibe um mapa de distribuidores, dando ao lojista a possibilidade de identificar as melhores condições de compra, de preço, pagamento e disponibilidade. Com a solução, estima-se que a farmácia consiga uma economia de até 90% do tempo gasto no processo de compras e redução de até 15% no valor dos produtos, com serviço 100% gratuito.

Queremos empoderar as farmácias para operarem como grandes redes”, afirma a CEO da empresa, Miriam Retz, destacando que tecnologia e inteligência de dados são chaves para ganhar escala e otimizar processos ineficientes. “A maior parte desses estabelecimentos hoje compra os produtos diariamente sem otimização de mix ou uma organização do capital de giro”, alerta.

Até o momento, a startup já atingiu mais de 100 clientes e espera chegar a 300 estabelecimentos ainda em 2023. “Estamos construindo um ecossistema completo para o setor. Vamos resolver não só as compras da farmácia, mas também o fluxo financeiro, as vendas e os diversos outros desafios enfrentados no dia a dia”, finaliza Miriam.

GRANDE POTENCIAL DE EXPANSÃO EM 2023

A Covalenty oferece inteligência na gestão de compras, economia de tempo e reduções de custo importantes para as farmácias. A exemplo de outros marketplaces do tipo, a startup tem uma missão e um mercado grandes pela frente. Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), existem hoje cerca de 90 mil farmácias no Brasil, sendo que cerca de 90% delas são de pequeno e médio varejo.

Para alavancar a operação e explorar ainda mais este potencial de mercado, a empresa anunciou um investimento pré-seed de R$ 5,5 milhões, liderado pela Iporanga Ventures.

A Iporanga é uma gestora de Venture Capital paulistana que estreou em 2011 com um investimento na Quero Educação e, em 2013, investiu no power point da empresa Loggi, um dos “unicórnios” nacionais. Atualmente, gera cinco veículos que, somados, contabilizam US$ 100 milhões em ativos administrados em mais de 30 investimentos. A gestora investe em empresas que inovam em serviços e produtos financeiros e que se encontram em estágio pré-seed.

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Deixe um comentário